A maior festa anual da música clássica!
Andrew Davis, o antigo e aclamado maestro principal da Orquestra Sinfónica da BBC, e um timoneiro veterano da Última Noite dos Proms, regressa ao Royal Albert Hall para dirigir a maior festa anual da música clássica.
Na primeira parte do concerto, as tradições náuticas das populares obras de Henry Wood e Thomas Arne, são prolongadas em “Songs of the Sea” do compositor irlandês Charles Stanford na interpretação do barítono canadiano Gerald Finley.
O centenário do fim da Grande Guerra é assinalado com a estreia mundial da peça da compositora britânica Roxanna Panufnik (n.1968), uma encomenda da BBC, interpretada pelos BBC Singers e Coro Sinfónico da BBC. A primeira parte do concerto inclui ainda música de Paul Hindemith, Hector Berlioz e Hubert Parry (1848-1918), celebrado 100 anos após sua morte com uma interpretação de “Blest Pair of Sirens”.
A segunda parte do concerto começa com a sempre popular Marcha Militar francesa de Saint-Saens, segue-se a encantadora suite Scaramouche de Darius Milhaud, com a premiada saxofonista britânica Jess Gillam e um toque de Broadway no comovente Soliloquy do musical Carousel de Rodgers e Hammerstein, na voz do barítono canadiano Gerry Finley, em que o violento Billy encontra uma nova eloquência enquanto promete mudar de hábitos.
A Última Noite dos Proms 2018 tem o tradicional e aguardado final com Rule Britannia, Land of Hope and Glory e Jerusalém, no ano em que se assinala o centenário da morte de Hubert Parry.
Uma grande noite anual de música clássica que continua a visão de futuro do fundador e maestro dos Proms Henry Wood.