Estreia: Sábado, 29 de Maio às 22 horas, na RTP2

O coreógrafo francês Hervé Koubi examina a História dos povos ao redor do Mediterrâneo e revela o que há de mais encantador no encontro entre culturas e religiões.

 

Segunda criação do bailarino e coreógrafo francês Hervé Koubi, com doze bailarinos argelinos e burquinenses selecionados através de uma audição na Argélia em 2009. Koubi fala de bárbaros no sentido histórico, para nos lembrar que as regiões do Mediterrâneo foram atravessadas e sacudidas por diferentes conquistadores, vindos do Leste, do Norte ou do Sul, e isso criou na época mais uniões do que rivalidades, mais misturas do que divisões, mais casamentos do que assassinatos.

Evocar milhões de anos de história numa coreografia é praticamente impossível, mas Hervé Koubi supera-o com excelência. Explorando a força criativa das suas raízes argelinas e cultura mediterrânea, o coreógrafo francês reescreve a história dos povos ao redor do Mediterrâneo e revela o refinamento oculto de culturas muitas vezes referidas como “bárbaras”.

 

 

Todos esses elementos históricos e culturais entrelaçam-se com diferentes estilos de dança contemporânea, breakdance e hip-hop, reinventados de forma espetacular para gerar uma mistura de géneros que mostram uma sensualidade quase espiritual e lembram toda a humanidade bárbara: persas, celtas, gregos, vândalos e babilónios, fantasmas sombrios do passado que deixaram uma marca na grande encruzilhada da bacia do Mediterrâneo.

Uma obra original que combina o poder hipnótico de um desfile de guerra com a precisão da dança e revela o que há de mais encantador no encontro entre culturas e religiões. Hervé Koubi levanta as sombras das noites bárbaras para mostrar o alvorecer de uma cultura comum por meio de uma exploração poderosa e carismática da História do Mediterrâneo.

 

Ficha Técnica

Título Original

Barbarian Nights

Coreografia

Hervé Koubi

Bailarinos

Lazhar Berrouag, Nasreddine Djerrad, Fayçal Hamlat, Nassim Hendi, Amine Maamar Kouadri, Riad Mendjel, Youcef Ouali, Issa Sanou, Ismail Seddiki, Reda Tighremt, Mustapha Zahem e Adel Zouba

Produção

Les Films Figures Libres

Ano

2017

Duração

65'

Relacionados