Um dos mais provocadores filmes sobre arte alguma vez feito.
Documentário assinado pelo mítico artista de rua Banksy, um dos mais famosos – e infames- artistas britânicos, que traça a história íntima do movimento auto-intitulado de Street Art. Um fascinante, brutal e divertido estudo sobre a pequena criminalidade, a camaradagem e a incompetência e do que acontece quando a fama, o dinheiro e o vandalismo colidem.
“Banksy – pinta a parede!”, acompanha o excêntrico dono de uma loja que decide pegar numa câmara de filmar e captar alguns dos mais infames vândalos – Shephard Fairey, Ron English, BuffMonster, Monsieur Andre, Brainwash ou Space Invader, famosos pelos seus graffitti subversivos.
Mas um desses artistas de estêncil incógnito, chamado simplesmente Bansky, apodera-se da câmara e o resultado é verdadeiramente inesperado. Um apaixonante conto de fadas moderno, por vezes chocante, hilariante e absurdo. O documentário levanta ainda várias questões relacionadas com as várias perspetivas sobre os artistas de rua e o que pode ou não ser considerado arte.
Título Original: Exit Through the Gift Shop
Realização: Bansky
Narração: Rhys Ifans
Música: Geoff Barrow
Música original: Roni Size
Produção: Jaimie D’Cruz
Produtores Executivos: Zam Baring, Holly Cushing e James Gay-Rees
2010 – 87′