A 26 de julho, terça-feira, às 23h45 na RTP2, mergulhe na vida parisiense com vários artistas que marcaram o século XX.
Aventuras da Arte Moderna é uma série documental adaptada a partir da trilogia literária de Dan Franck – “Bohemian Paris”, “Libertad!” e “Meia-noite” – onde mergulhamos na vida parisiense do início do século XX, um viveiro de criação artística com o florescimento do Fauvismo, Cubismo, Dadaísmo e do Surrealismo.
Através de ilustrações, animações e arquivos originais, a série retrata os altos e baixos, os escândalos e as celebrações, as tragédias e os triunfos que moldaram um período fenomenal da Arte Moderna desde o porão do “Bateau-Lavoir” em 1900 até aos últimos arrepios da Segunda Guerra Mundial.
No episódio da próxima semana: Paris Capital do Mundo
Ao sair do hospital, Apollinaire descobre como é a vida em Paris durante a guerra. Em Montparnasse, artistas estrangeiros, a maioria judeus, depois de terem fugido do antissemitismo da Europa de Leste morrem de fome.
Em 1917, Apollinaire encena a sua peça “Les Mamelles de Tirésias” usando o subtítulo “drama surrealista”. Nasce assim a palavra surrealista. Impondo-se, torna-se moeda comum nos círculos de arte de todo o mundo. Um ano mais tarde, Apollinaire sucumbe à gripe espanhola e Modigliani morre a 24 de janeiro de 1920. O seu funeral, com a participação de todos os artistas de Montparnasse, dita o fim da era bohemia.
Título Original: The Adventurers of the Modern Art
Realização: Amélie Harrault, Pauline Gaillard, Valerie Loiseleux
Produção: Arte France, Silex Films, Financiere Pinault
2015, 52 minutos