Uma visão única do maior conflito da História, através do olhar de quem o viveu!
Esta série documental histórica sobre a II Guerra Mundial revela uma visão única do conflito, através do olhar e dos destinos muitas vezes trágicos daqueles que o viveram: os soldados nos campos de batalha; os civis, famintos, bombardeados e massacrados, que sofreram as consequências; e os grandes líderes políticos e militares, de ambos os lados, que o dirigiram.
A guerra mais devastadora de todos os tempos levou à morte de 50 milhões de homens e mulheres em todo o mundo, fazendo pela primeira vez tantas vítimas civis quanto militares. Através de investigações históricas recentes, imagens de arquivo nunca divulgadas, filmadas por correspondentes de guerra, soldados, combatentes da resistência e cidadãos corajosos, a série realizada pelos franceses Daniel Costelle e Isabelle Clarke aborda, de uma forma humana, a imensidão do conflito, que durou de 1939 a 1945, e abre o grande livro da coragem e do medo numa perspetiva verdadeiramente mundial.
Um embate sem precedentes para que as gerações se lembrem do apocalipse.
No 1º episódio: A Agressão
1945. Em Berlim, que está em ruínas, o Exército Vermelho trava as suas últimas batalhas. Berlim, que foi uma das cidades mais abertas do mundo, antes de Hitler e os nazis subirem ao poder e decidirem assumir o controlo da Europa.
Em 1939, o Fuhrer aliou-se a Stalin antes de invadir a Polónia. A França e a Grã-Bretanha ficam sem qualquer opção a não ser declarar guerra contra a Alemanha, o que não impede os alemães e soviéticos de dividir calmamente a Polónia. Começam as perseguições a judeus e ciganos.
No Ocidente, a “guerra falsa” começou – um período de espera, incerteza, mas também de esperança. Lembrando o sofrimento que sofreram durante a Primeira Guerra Mundial, os franceses e britânicos ainda esperam evitar a guerra. Enquanto isso, Hitler prepara a sua invasão à França, que é arriscada, mas formidável.
Cairão os Aliados na armadilha?