Estreia: Sábado, 30 de Setembro às 22:35, na RTP2.

“Cada bailarino é como um instrumento musical com a sua própria sonoridade e cor.” – Anne Teresa De Keersmaeker

 

Bailarina e coreógrafa de dança contemporânea, a belga Anne Teresa De Keersmaeker apresenta três vibrantes coreografias no Opéra Nacional de Paris.

 

Die Grosse Fuge 

Anne Teresa De Keersmaeker aborda a música usando todas as nuances da paixão. A noção chave é a polifonia. A energia irresistível que liberta os corpos nervosos e fluidos – às vezes abertamente insolentes, outros exaustos como que conquistados pela música – essencialmente a do “contraponto vertiginoso”. Vozes adicionais emergem continuamente; novas conexões ou combinações inesperadas, multiplicando as curvas de uma espiral de movimentos em que o público perde todo sentido de direção. A coreografia virtuosa, que é altamente masculina e baseada num motivo decrescente, permite-nos apreciar o desenvolvimento da técnica composicional da coreógrafa.

 

 

Bailarinos: Alice Renavand, Stéphane Bullion, Karl Paquette, Vincent Chaillet, Florian Magnenet, Nicolas Paul, Adrien Couvez, Alexandre Gasse.
Música: A Grande Fuga, Op.133 de Ludwig van Beethoven
Intérpretes: Eric Lacrouts (violino), Christophe Guiot (violino), Pierre Lenert (viola), Cyrille Lacrouts (violoncelo)

 

Quatuor nº4

O trabalho de Keersmaeker no Quarteto N°4 de Bartók exibe o seu estilo inicial: uma combinação de movimentos curtos, dançados com um humor seco por um quarteto de raparigas adolescentes.

 

 

Bailarinos: Sae Eun Park, Juliette Hilaire, Charlotte Ranson, Laura Bachman.
Música: Quarteto N°4 de Béla Bartók
Intérpretes: Eric Lacrouts (violino), Christophe Guiot (violino), Pierre Lenert (viola), Cyrille Lacrouts (violoncelo)

 

Verklarte Nacht 

Dedicada ao jovem Schoenberg, revela o lado mais intimista de Anne Teresa De Keersmaeker: a noite termina num abandono destroçador de corações, com a evocação quase narrativa de um casal transfigurado pelo dom do amor, retratado numa dança embebida de paixão pela música.

 

 

Bailarinos: Émilie Cozette, Marie-Agnès Gillot, Léonore Baulac, Letizia Galloni, Séverine Westermann, Katherine Higgins, Emilie Hasboun, Alice Catonnet, Alexandre Gasse, Karl Paquette, Stéphane Bullion, Florian Magnenet, Takeru Coste, Nicolas Paul.
Música: A noite transfigurada de Arnold Schoenberg
Intérpretes: Orquestra da Ópera Nacional de Paris, dirigida por Vello Pahn

 

Título Original: Anne Teresa De Keersmaeker à L´Opéra National de Paris
Realização: Louise Narboni
Produção: Idéale Audience, Opéra National de Paris e Arte France
2015 – 150 minutos