Concentrando-se no fenómeno da extraordinária voz, este documentário de Katja Duregger presta homenagem à Primeira Dama da Canção, por ocasião dos 100 anos do seu nascimento
Ella Fitzgerald (1917-1996) é um fenómeno sem rival até aos dias de hoje. A sua voz, que abrange três oitavas, possui um timbre perfeito e uma sonoridade única. O fraseado sai naturalmente e sem esforço. Ao longo da sua carreira de mais de 60 anos não existe praticamente nenhum estilo de música onde não fosse notável. As suas numerosas e lendárias gravações dos standards americanos, com canções de compositores como George e Ira Gershwin, Harold Arlen, Cole Porter ou Duke Ellington, são referências de interpretação para várias gerações de cantores.
Este filme de Katja Duregger revela o segredo da voz de Ella através dos testemunhos de cantores, produtores, músicos, escritores e críticos de Jazz. Ira Gershwin terá dito: “Não percebi quão boas eram as nossas canções até Ella as ter cantado”. O documentário conta com depoimentos de cantores como Dianne Reeves e Dee Dee Bridgewater, do produtor de Jazz e baterista Terri Lyne Carrington, da violinista Regina Carter, do escritor Tad Hershorn ou do famoso crítico de Jazz Will Friedwald. Todos eles descrevem o impacto que a voz de Ella teve e continua a ter nas suas vidas.