Uma das personalidades mais fascinantes da história, numa minissérie documental incrível.
Alexandre, o Grande (356 a.C-323 a.C.) foi um dos maiores comandantes militares e um dos maiores estrategas de guerra que o mundo conheceu. Nenhum superlativo parece fazer justiça ao jovem rei Macedónio quando se trata de descrever a sua personalidade carismática, a sua arte de guerra ou visão de um império multicultural.
Em apenas onze anos conquistou uma área que se estendia da Grécia através do Oriente até a Índia. Subjugou 19 estados, três continentes e inúmeras etnias numa campanha gigantesca. Senhor da guerra que desafiou a morte, foi uma lenda em vida, mas apenas a posteridade o tornou um mito. Logo após a morte de Alexandre, dá-se uma transfiguração, atrás da qual a figura histórica desaparece quase completamente ao longo dos séculos.
Esta série documental de dois episódios centra-se em eventos importantes da vida de Alexandre que revelam como o príncipe de 20 anos de idade, do remoto norte da Grécia, se tornou o primeiro governante mundial europeu.
1ª parte:
Nascido na Macedónia em 356 a.C. como membro da dinastia Argead, sucedeu ao seu pai Filipe II no trono aos vinte anos de idade. Mas o reino que Alexandre herdou era volátil. Como conseguiu ele derrotar os seus inimigos na sua própria casa? E que meios utilizou para reafirmar o poder macedónio na Grécia? “Alexandre, o Grande” remonta aos primeiros anos de um dos governantes mais poderosos de todos os tempos.
2ª parte:
Após o assassinato do seu pai, o jovem rei da Macedónia partiu para conquistar um enorme império. Contra todas as probabilidades, Alexandre liderou o seu exército para vitórias nos territórios persas da Ásia Menor, Síria e Egito, finalmente chegando ao noroeste da Índia – tudo sem sofrer uma única derrota. Mas ele não era apenas um génio militar, ele também sabia como conquistar pessoas que o saudavam como salvador e libertador do domínio persa. No entanto, as muitas batalhas mudaram gradualmente a personalidade de Alexandre…