Pode o capitalismo mafioso salvar o comunismo?!
Continuação do enorme sucesso ‘Alemanha 83’.
Três anos depois, reencontramos o agente Martin Rauch (Jonas Nay), a sua tia Lenora (Maria Schrader) e os colegas dos Serviços Secretos internacionais da Alemanha Oriental. Vivemos uma época conturbada em que o comunismo se desmorona, o terrorismo devasta a Europa e a luta contra o Apartheid divide a África do Sul. Abandonado por Moscovo, o governo da RDA precisa desesperadamente de divisas para sustentar a sua economia. Os agentes secretos são enviados para explorar o capitalismo global e salvar o navio socialista de se afundar.
Há muito banido pelos seus erros de 1983, o agente da Stasi Martin Rauch é recrutado pela tia Leonora para a missão de angariar dinheiro no estrangeiro. Com o nome de código “Kolibri”, fica encarregue de vender para a África do Sul, em pleno Apartheid, armas, ironicamente fabricadas na Alemanha Ocidental. A perigosa missão e os negócios obscuros levam-no à África do Sul, Angola, Líbia, Paris, Berlim Ocidental e, finalmente, de volta a Berlim Oriental, onde o aguarda uma decisão impossível…
Tal como em Deutschland 83, a série está repleta de canções que marcaram os anos 1980, cantadas por artistas como Peter Schilling, Talk Talk, Falco, Salt ‘n’ Pepper e Talking Heads. Os argumentistas, Anna Winger e Joerg Winger, estão a escrever a terceira temporada, Deutschland 89, situada no ano em que o Muro de Berlim caiu.
No primeiro episódio:
Em 1986, Lenora vai buscar Martin, que se encontra exilado em Angola, para ajudá-la numa operação para venda de um carregamento de armas da Alemanha Ocidental ao Exército da África do Sul. Martin sabota a venda ao general De Graaf quando descobre que as armas serão usadas para atacar uma refinaria de petróleo em Angola e prejudicar algumas pessoas que ele conhece. Lenora fica furiosa com a situação, mas Martin assegura-lhe que ele poderá fazer negócio com os angolanos.