Ópera de Gluck, com encenação e coreografia de Sidi Larbi Cherkaoui.

 

O bailarino, coreógrafo e multitalentoso belga Sidi Larbi Cherkaoui encena a ópera barroca Alceste de Gluck como uma simbiose impressionante entre dança e música.

A soprano Dorothea Roschmann com o seu carisma inimitável e o tenor Charles Castronovo oferecem uma atuação brilhante nos papéis do abnegado casal real da Tessália. Antonello Manacorda dirige o Coro e Orquestra da Ópera da Baviera numa interpretação fenomenal do poderoso drama de Gluck. Os magníficos bailarinos da Companhia de dança Eastman de Antuérpia executam fisicamente a partitura de Gluck, criando uma estética rigorosa e refinada de belas imagens.

Alceste é uma obra trágica sobre o sacrifício da vida por amor, aqui apresentada na versão revista de Paris de 1776, onde o compositor alemão revalorizou especialmente a música de dança. O libreto é baseado na obra homónima de Eurípides (480-406 a.C.), grande escritor de tragédias do período clássico de Atenas.

Cherkaoui, diretor do Ballet Real da Flandres desde 2015, tem trabalhado com grandes artistas de diferentes vertentes, como a superestrela Beyoncé para quem coreografou o lendário videoclipe “Apes**t”.

 

 

Ficha Técnica

Título Original

Alceste: Tragédie-Opéra in Three Acts

Encenação e Coreografia

Sidi Larbi Cherkaoui

Intérpretes

Charles Castronovo, Dorothea Roschmann, Michael Nagy, Manuel Gunther e Sean Michael Plumb

Realização

Tiziano Mancini

Produção

Unitel

Ano

2019

Duração

134'