Uma viagem de seis episódios à descoberta da herança árabe na Península Ibérica.
Al-Andaluz foi durante séculos a luz da civilização. Uma terra de conhecimento e intercâmbio cultural. Uma mistura de culturas que, durante oito séculos, contribuiu para definir o mundo como o conhecemos hoje.
Numa viagem entre o passado e o presente, testemunhamos como objetos do nosso quotidiano e ensinamentos vêm do legado andaluz. Disciplinas como Medicina, Matemática, Astronomia ou Agronomia foram resgatadas do mundo antigo e viveram o seu próprio Renascimento, constituindo os alicerces do mundo atual.
“Al-Andaluz, o Legado” resgata, ao longo de seis episódios, a herança árabe na Península Ibérica para nos ajudar a compreender o nosso mundo. Através da ciência e do conhecimento, testemunhamos como a Espanha andaluz conseguiu integrar uma sociedade muito diversificada. Para isso contaremos com o testemunho de especialista, que nos contextualizarão as circunstâncias em que se desenvolveram tais descobertas, e a “participação especial” de sábios andaluzes aos quais a nossa peculiar máquina do tempo devolverá a vida.
Uma viagem épica de descoberta e curiosidade. Uma viagem ao nosso passado para compreender como o legado andaluz permanece vivo hoje mais do que nunca.
No 1º episódio: Tecnologia e Engenharia Mecânica
A sociedade do século XXI está cimentada, em grande parte, nos alicerces da engenharia e da tecnologia. Os que muito poucos sabem é que a base de muitas invenções e engenhos que utilizamos diariamente já eram conhecidos há mais de 1000 anos em Al-Andaluz.
Os habitantes da Península Ibérica trouxeram do Oriente certas engenhocas como a nora ou a pólvora, um composto químico que mudou a guerra para sempre. Além disso, também desenvolveram mecanismos autómatos que continuam a influenciar a robótica dos nossos dias.