Michal Wnuk encontra uma caixa de fotografias e, pela primeira vez, vê a II Guerra Mundial através dos olhos do seu avô e acaba por confrontar a sua família com incómodas e angustiantes perguntas
O jovem cineasta polaco Michal Wnuk decide explorar as profundezas da história da sua família quando encontra uma caixa de 120 fotografias e 2 bobines de filme Agfa 16mm, junto aos pertences do avô.
Michal descobre a intrigante história por trás da caixa Agfa, viajando pela Polónia e Alemanha numa jornada que o leva de volta aos últimos dias de verão de 1939, numa investigação jornalística e biográfica emocionante. As fotografias documentam uma perspectiva marcante da II Guerra Mundial, no entanto, são consideradas tabu na família. O avô, Alois Kunsdorf, serviu na Wehrmacht – as Forças de Defesa alemãs do Terceiro Reich, algo considerado uma alta traição aos olhos dos seus familiares.
Mas Michal percebe que a caixa não pertencia ao avô, mas ao tio-avô Elek Szczepanski: um combatente anti-alemão e um condecorado herói de guerra. O tio Elek estabelecera uma operação subterrânea que capturou e obteve fotografias de soldados alemães desconhecidos, com vista a usá-los como prova de crimes de guerra, mas em 1945 o seu trabalho foi interrompido.
Neste AGFA 1939 Journey Into War, acompanhamos Michal quando ele vê a guerra pelos olhos do avô pela primeira vez, desde a destruição de Varsóvia, à Frente Oriental, até ao Holocausto. Aprofundando a história, essas imagens tocantes fazem com que Michal coloque à sua família perguntas incómodas e angustiantes, recusando sempre uma narrativa simplista.
Título Original: AGFA 1939 – Podróz w czasy wojny
Autoria e Realização: Michal Wnuk
Fotografia: Michał Popiel-Machnicki
Edição: Jarosław Barzan, Ludwik Sielicki
Produção: Magdalena Kami (Alemanha/ Polónia)
2015 – 52 minutos