Série documental que parte à descoberta do continente mais vibrante e variado da Terra, através da visão muito pessoal de Ade Adepitan.
Jornalista e basquetebolista paralímpico, Ade Adepitan viaja à descoberta de África, continente com mais de 50 países e centenas de culturas diferentes. Desde a movimentada cidade de Lagos, onde nasceu, à próspera capital da Etiópia, Adis Abeba, Ade observa como a tecnologia e a manufatura podem transformar África na próxima grande potência global.
Este é o momento de África! Ade conhece a próxima geração de políticos, que arriscam a vida para derrubar a velha guarda de ditadores corruptos. Visita os lugares mais deslumbrantes de África, dos vulcões ativos de Cabo Verde à deslumbrante costa de Moçambique, banhada pelo Oceano Índico, das savanas da África do Sul às selvas do Gabão. Acampa com uma tribo na Etiópia, no lugar mais quente da terra, procura ouro no Zimbabué e recolhe sal de um lago no Senegal.
Mas também viaja à linha da frente da guerra contra o extremismo islâmico na Somália. Parte com uma patrulha de combate à milícia armada da República Democrática do Congo e testemunha as extraordinárias distâncias que os caçadores furtivos percorrem para transformar a impressionante vida selvagem da África em dinheiro vivo.
Assim como os últimos 30 anos transformaram a Ásia, será que o futuro pertence a África?
Ade Adepitan nasceu na Nigéria, em 1973, e contraiu poliomielite, doença que lhe afectou o desenvolvimento e a locomoção. Foi para Inglaterra juntamente com a mãe aos três anos. Em 2004 participou nos Jogos Paralímpicos de Atenas e, no ano seguinte, nos Mundial de Paralímpicos de Manchester, onde arrecadou medalhas de bronze e ouro na modalidade de basquetebol. É comentador desportivo e repórter da BBC.