A RTP2 dedica as noites de quarta-feira ao cinema. Conheça as propostas do mês de novembro: A Morte de Carlos Gardel (2011), Honra de Cavalaria (2006), Demain? (2011) e Mar Adentro (2004). Quatro propostas de filmes que nos falam da relação com a vida.
A MORTE DE CARLOS GARDEL – 4 de novembro
Um filme português baseado na obra homónima de António Lobo Antunes.
“A Morte de Carlos Gardel” conta a história de Nuno (Carlos Malvarez), um jovem toxicodependente que está em coma no hospital. Durante os dois dias em que luta pela vida, os seus familiares recordam o passado do jovem e é a partir daí, que se percebe o seu presente.
Os Álvaro (Rui Morrison) e Cláudia (Célia Williams), os pais divorciados e as suas novas relações disfuncionais, e Graça (Teresa Gafeira), a tia médica que não terá filhos porque vive com Cristiana (Maria João Pinho), sentem-se culpados pelo estado em que Nuno se encontra, pelos desalentos da vida, mas também pelos sonhos que criaram. O pai, apaixonado por tango, recusa-se a aceitar a morte do filho, deixando-se levar numa espiral de delírio e confundindo um imitador com o seu cantor de tango argentino favorito, já desaparecido: Carlos Gardel.
Em 2011, o filme foi nomeado para a categoria de Melhor Filme nos Prémios Caminhos do Cinema Português, que se realizam anualmente na cidade de Coimbra.
Título Original: A Morte de Carlos Gardel
Com: Rui Morrison, Teresa Gafeira, Ruy de Carvalho, Carlos Malvarez, Celia Williams, Elmano Sancho, Joana de Verona, Diogo Dória, Miguel Mestre, Teresa Faria, Albano Jerónimo, Maria João Pinho e Carla Maciel
Realização: Solveig Nordlund
Produção: Luis Galvão Teles, João Fonseca
Autoria: Solveig Nordlund
Música: Pedro Marques
Portugal,2011, 85 minutos
ESTREIA: HONRA DE CAVALARIA – 11 de novembro
A poesia, a simplicidade e a beleza num filme adaptado ao romance de Dom Quixote.
Durante a rodagem, a equipa de produção e o elenco embarcaram numa jornada cinematográfica e biográfica que espelha as experiências dos dois protagonistas do romance. Os paralelos entre estas duas jornadas são o tema central do filme. Na sua estética e nos seus conceitos centrais, o Quixote junta três linhas distintas: o cinema purista, os excêntricos e inovadores trabalhos dos anos 70 e a mitologia pessoal do seu autor.
Lluis Carbó e Lluis Serrat interpretam as duas personagens principais. A poesia, a simplicidade e a beleza da relação íntima dos dois é bem retratada por estes atores desconhecidos, num regresso à tradição nobre de Bresson, Ermanno Olmi e Pasolini, e a sua mestria no uso de não-profissionais. Filmado inteiramente em exteriores, o filme não apresenta nenhuma construção humana.
Título Original: Honor de Cavallería
Com: Lluis Carbó, Lluis Serrat, Xavier Gratacós, Xavier Gratacós, Paula Casadevall, Albert Pla Ramió e colaboração especial de Albert Pla
Realização: Albert Serra
Produção: Albert Serra
Autoria: Albert Serra
Música: Ferran Font
Espanha, 2006, 95 minutos
ESTREIA: DEMAIN? – 18 de novembro
Tudo é um começo para Delmira …
Para Delmira Agustini (Laure de Clermont-Tonnerre), escrever e amar é como uma aventura no desconhecido, é resistir aos códigos do universo limitado no qual cresceu. Delmira questiona-se sobre o conjugar do amor com a liberdade e gostaria de saber como expandir e habitar o seu próprio mundo. Ela irá descobrir o amor e o seu poder de encantar ao arriscar a sua vida.
Título Original: Demain?
Com: Laure de Clermont-Tonnerre, Marc Ruchmann, Teresa Madruga, Adriano Luz, Luís Miguel Cintra, Vladimir Léon, Beatriz Batarda, Diogo Dória, Vladimir Consigny, Lolita Chammah
Realização: Christine Laurent
Produção: Martine de Clermont
Autoria: Christine Laurent, Georges Peltier
França e Portugal, 2011, 105 minutos
MAR ADENTRO – 25 de novembro
A história de um espanhol que lutou durante anos pelo seu próprio direito de morrer.
Ramón Sampedro (Javier Bardem) sofreu um acidente durante a juventude que o deixou tetraplégico e preso a uma cama. Durante trinta anos, a sua única janela para o mundo era a do seu quarto, perto do mar onde viveu e sofreu até acontecer o acidente. Rámon luta pelo direito à eutanásia e duas mulheres irão mudar a sua vida. Uma advogada que apoia a sua luta e uma vizinha que tenta convencê-lo de que vale a pena viver.
O filme espanhol foi vencedor do óscar de Melhor Filme Estrangeiro, nos Academy Awards (2005). Além desta conquista, venceu mais de sessenta prémios das inúmeras nomeações que lhe foram atribuídas.
Título Original: “Mar adentro”
Com: Javier Bardem, Belén Rueda, Lola Dueñas, Mabel Rivera, Celso Bugallo
Realização: Alejandro Amenábar
Produção: Alejandro Amenábar e Fernando Boavaira
Autoria: Mateo Gil
Música: Alejandro Amenábar
Espanha, 2004, 125 minutos