Uma descida ao inferno da política medieval através dos olhos do escritor italiano mais importante de todos os tempos.
Autor visionário de “Inferno”, primeiro livro da “Divina Comédia”, foi poeta, filósofo e político em Florença. A sua visão do mundo sobrenatural é muitas vezes cruel, intransigente, mas ao mesmo tempo cativante e visionária. O seu trabalho é tão influente que a própria imagem do inferno, como o conhecemos hoje, vem da sua obra-prima: um reino de fogo, enxofre e sofrimento, cheio de demónios e almas torturadas.
O próprio Dante Alighieri (1265-1321) foi testemunha direta e narrador do seu tempo e a “Comédia” tornou-se a sua forma de julgar a vida e os feitos dos diversos protagonistas dos acontecimentos europeus. O seu poema é uma crónica notável de um período tumultuoso da Idade Média, de 1300 a 1320, uma época em que reis, papas, governantes e senhores da guerra jogavam um jogo de xadrez mortal pelo controle da Europa.
No início dos anos de 1300, a Europa estava dividida entre três grandes potências. O Reino da França, o Estado da Igreja e o Sacro Império Romano disputavam o controle da península italiana e do resto da Europa. O docudrama de Jesus Garces Lambert é uma exploração visceral e pessoal da história do século XIV, vista pelos olhos do escritor italiano mais importante de todos os tempos.
Dante viveu um dos períodos mais agitados da Europa, através da teia de intrigas que colocou Papas contra Reis e contra Imperadores, numa luta que moldaria o futuro da Itália e da Europa católica. Um minucioso trabalho de pesquisa garante a precisão histórica: cada cena, recriada através do uso especializado da ficção cinematográfica, foi estudada ao mínimo detalhe, tornando-a fiel aos eventos reais.
Isso cria uma narrativa evocativa única, com o objetivo de mostrar algumas das personagens e eventos mais importantes da Idade Média, contados pelo próprio Dante. Reputados estudiosos descodificam os versos de Dante e fornecem um contexto histórico para o desenrolar dos acontecimentos, oferecendo-nos um ponto de vista privilegiado sobre um dos capítulos mais agitados da história europeia.
Uma oportunidade para celebrar o 700º aniversário da morte de Dante e prestar homenagem a um dos autores mais famosos do mundo.