A história verdadeira de Aisholpan, uma menina da Mongólia que quer quebrar a tradição e ser a primeira mulher caçadora com águias
Há mais de dois milénios que alguns povos nómadas da Mongólia caçam com águias-reais. Diz a tradição que essa é uma atividade apenas para homens. Mas Aisholpan Nurgaiv, uma menina de treze anos de idade, sonha em tornar-se a primeira mulher domadora de águias da família.
Através das belas paisagens da Mongólia, acompanhamos o seu percurso e treino numa arte considerada imprópria e inacessível a mulheres. Com o apoio do pai e do avô, a rapariga aprende todos os aspetos desta tradição antiga. Para além de lutar contra preconceitos profundamente enraizados, Aisholpan tem de dedicar todo o seu tempo e esforço a aprender as técnicas necessárias. Uma delas, talvez a mais importante, é encontrar e domesticar o seu próprio animal. O estranho sonho dela envolve caçar nos invernos gelados e inóspitos e provar que pode fazer tanto e tão bem como qualquer rapaz.
Com diálogos em língua cazaque e narração em inglês de Daisy Ridley, este documentário sobre as mudanças lentas, mas inevitáveis, de algumas tradições mongóis marcou a estreia na realização de Otto Bell e arrebatou crítica e público no Festival de Sundance, para além de ser nomeado para um BAFTA.