A cor que conquistou um lugar no mundo dos vinhos de qualidade. Documentário que vai à procura do sabor da cor rosa… a menos que não seja a cor que faz o sabor!
Do sul da França ao Napa Valley na Califórnia, de Cape Town na África do Sul a Xangai na China, o Rosé conquistou um lugar no mundo dos vinhos. Em sete anos, o seu consumo aumentou 50%. Mesmo quando o consumo total de vinho sofreu uma descida, entre 2009 e 2013, o consumo de Rosé continuou a aumentar.
Em França, o maior produtor mundial, o Rosé alcançou a segunda posição, atrás do vinho branco, com um terço do volume de vendas. O Rosé está em todo o lado, da mala térmica nos parques de campismo aos terraços luxuosos, dos churrascos com os amigos às festas exclusivas, do “copo de vinho depois do trabalho” aos piqueniques. Os preços aumentaram, as vinhas valorizaram-se e regiões inteiras estão a ser convertidas para produzir Rosé, a tal ponto que muitos temem a formação de uma “bolha”. Em 2013, a revista especializada Wine Spectator, colocou pela primeira vez um vinho Rosé (produzido pelos atores Angelina Jolie e Brad Pitt) entre os 100 melhores vinhos do mundo. Uma verdadeira revolução!
Mas o Rosé nem sempre viu a vida cor-de-rosa. Foi durante muito tempo considerado como um vinho de segunda, na melhor das hipóteses medíocre ou, na pior, insalubre. O atual crescimento de mercado é por isso surpreendente. Qual é o segredo do sucesso do Rosé? O que mudou? O gosto dos consumidores ou o vinho? O Rosé é um outro tinto, um substituto do branco ou um vinho por direito próprio? Este filme da jornalista e atriz francesa Anne Richard e do fotojornalista americano Kenneth Kobre visita as pequenas explorações na Provença e os maiores vinhedos californianos, passando pelas feiras internacionais de vinhos e por centros de pesquisa especializados.