Dia 2 de janeiro, às 21h00, na RTP1

2077 – 10 Segundos para o Futuro é uma série documental da RTP de quatro episódios de 50 minutos que poderá acompanhar a partir de 2 de janeiro, semanalmente, às 21h00 na RTP1.

 

Partimos do Futuro. O Futuro a 60 anos. Em cada episódio contamos com um testemunho imaginário em 2077 e com as opiniões de grandes futuristas e cientistas internacionais sobre as grandes inovações e desafios que a Humanidade tem pela frente.

Onde e como vamos estar daqui a 60 anos? As próximas décadas vão sofrer a maior e mais veloz transformação de sempre. Na tecnologia, na ciência, no ambiente, nas relações interpessoais. Vivemos numa espécie de grande acelerador de ciência, em que o ritmo das descobertas não para de surpreender. Nas últimas décadas acumulou-se mais conhecimento científico do que em toda a história da Humanidade. Em 2077 esse conhecimento científico terá duplicado várias vezes.

 

Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP1, dizia no auditório do Pavilhão do Conhecimento Ciência-Viva, em Lisboa, onde decorreu a apresentação:

Este é o documentário com o maior investimento de sempre da RTP que marca os 60 anos da estação pública. Partimos daqui para perguntar como mudará o mundo 60 anos depois desta data, precisamente em 2077.

 

Nuno Artur Silva, do Conselho de Administração da RTP, revelou:

A primeira apresentação deste documentário foi feita em Cannes. Neste momento, já há uma distribuidora internacional interessada no “2077 – 10 Segundos Para o Futuro” com vista a lançar o documentário em todo o mundo.

 

 

Vale a pena dar um salto ao presente e perguntar: de que forma os nossos atos de hoje vão ter consequências no futuro? As nossas escolhas mudam o mundo.

 

Saiba mais no sítio oficial.