Nilton aceitou responder a perguntas deixadas nas redes sociais. O resultado está aí!

José Augusto Sousa Martins
Qual foi o momento mais marcante da tua carreira?

“Depende. Em termos de realização pessoal, talvez tenha sido o 5PMN porque é algo que buscava fazer há muito e porque é um programa completo onde posso fazer várias coisas. Mas tenho saudades do Levanta-te e Ri, acima de tudo da inocência que tínhamos todos.
Por outro lado, cada sala cheia num show de stand up é uma realização constante e marcante também pois é o saborear de todo o trabalho que tenho feito nos últimos anos.”

Cátia Rodrigues
Como é que lidas com as pessoas sem qualquer sentido de humor?
“Não lido, porque à minha volta só tenho pessoas com muito humor e capacidade de rir da vida. Dessas que falas não conheço nenhuma, sei que existem e tenho pena que haja gente que leva a vida demasiado a sério. Se há coisa que é única ao ser humano é a capacidade de rir. Mal de nós se não aproveitarmos. ”

Rangel
Já quiseste fazer-te passar pelo Markl para fugir de uma situação embaraçante?

“Ah ah ah ah! Não, obrigado. Algum dia me faria passar por um gajo feio e de óculos! 🙂 Agora a sério, já fizemos um sketch onde eu levo porrada porque alguém lhe queria bater a ele. Mas ainda há dias ele confessou que volta e meia lá continuam a chamar-lhe de Nilton.”

Henrique Carvalho
Já levaste porrada por causa dos teus sketches na rua?

“Não! Andava na net uma mentira tola que eu teria levado porrada à porta do Estádio do Dragão mas isso é só tolo. Quando fiz o Sketch do Eu Amo Você na Ribeira levei uma chapada no ouvido que andei três dias a ouvir um zumbido que parecia que tinha um camião a fazer marcha atrás dentro da cabeça.”

Luis Costa
Punhas o nome de “Nilton” a um filho teu?

“Não, porque acho que as pessoas não devem ter legados, sejam eles bons ou maus. Imagina que o meu filho quereria dedicar à comédia, teria que levar com o meu nome a vida toda? Preferi dar-lhe outro e ele diz que gosta.”

Dulce Loureiro
Quando é que me vem fazer companhia no meu sofá?

“Dulce, o 5 PMN começa em breve. Vai-te sentar e liga a televisão que nós já aparecemos.”
Alexandra Barbosa
Porque não fazes um telefonema dos teus ao Passos Coelho?

“Porque ele não me atende.”
João Pedro Novais
Quantos pares de óculos tens?

“Na cara agora só tenho uns porque não dá jeito ter mais.”
Mariette Martinho
Como te sentes ao pé das mulheres na segunda à noite?

“Ainda a adaptar-me mas sinto-me bem. Sempre me interessei muito por actualidade e por este tipo de programas. É uma experiência diferente e por isso mesmo aceitei. Não falo muito propositadamente, ali o meu papel é o de lançar os temas mas compete-lhes a elas comentar, intervenho o menos possível.”
Rúben Gameiro
Quando é que deixas a noite e passas para as manhãs e Domingos a tarde!?
“Falas de horários de programas de televisão? Neste momento não faz parte dos meus horizontes fazer esse tipo de programas. Sabes que eu não trabalho em televisão, faço os programas que acho que fazem sentido eu fazer.”
Antonio Lourenco
Como lidas com a fama?

“Define fama. Em portugal não há famosos, há pessoas que são reconhecidas. Fama tem o Ronaldo e o Papa.
Em portugal temos pessoas com algum reconhecimento público e ainda bem que assim é. No meu caso considero-me uma figura privada com um trabalho público, mas isso não me impede de ter uma vida perfeitamente normal, até porque não mostro nem exponho nada da minha vida privada…por opção.”
Silenciador Silva
Consideras-te o Paulo Fonseca da RTP?

“Ah ah ah ah! Tendo em conta que sempre liderei as audiências dos programas onde estive e tive os melhores resultados na internet dos últimos 5 anos e meio do 5 Para a meia noite, não me parece.”
Sara Matias
Porque é que és tão sensual?

“Sara, duas palavras para ti: Instituto Óptico.”

Teresa Paula Saraiva
Afinal quem é o Fernando?

“Pelos vistos é um indivíduo que encontrei na rua e fez-me parar de fazer o sketch, a ideia era fazer até encontrar um Fernando. Mas se falas da ideia tola de andar a gritar na rua: Fernando! Não é ninguém em particular, tive a ideia e Fernando pareceu-me um nome giro.”

Idalina Saraiva
Alguma vez fizeste um espetáculo com uma vontade tremenda de chorar?

“Não. Já fiz shows em dias menos felizes da minha vida, mas tenho a sorte de ainda não ter perdido ninguém próximo ao ponto de não me apetecer subir a um palco, por exemplo. Estou muito bem com a vida e considero-me um sortudo. Choro mais depressa por felicidade pelos outros.”

José Pedro Loureiro
Qual é a tua piada curta favorita?

“Ui, estávamos aqui o dia inteiro. Mas destaco umas do Zézé de Mirandela que me envia todos os dias sms com as maluquices dele e volta e meia faz-me rir muito.”

André Machado
Podes-me pagar o que deves ou é preciso chamar o meu pai?

“Está bem, vai esperando que eu terça-feira vou lá pagar. Já agora, o teu pai tem bigode?”

Catarina Fernandes
Se pudesse trocar de profissão mudava para que área?
“Arquitectura. Sempre adorei desenhar e tive uma empresa de design de interiores. Serei sempre um arquitecto frustrado.”

David Celestino
Existem algumas pessoas que acreditam que a bactéria da legionella, foi lançada pelos aviões Russos que passaram nas nossas águas, o que achas desta versão?

“Supera aquela que defendia que a Maddie nunca tinha existido. Mas por outro lado acho disparatada, toda a gente sabe que a Legionella foi lançada pelos Americanos para combater os aviões russos.”

Carlos SU K
Qual a rubrica que lhe deu mais prazer fazer?

“Em televisão? Talvez “O que andas a fazer” porque é a que recebe mais simpatia das pessoas na rua. Na verdade é uma sátira a todos nós portugueses que vemos algo anormal e vamos logo querer saber o que se passa. Este personagem é isso e ria-me muito (interiormente) porque a maioria das pessoas achava que era um maluquinho (e era), e não percebiam nada do que se estava a passar ali.”

Pedro Zamith Rosas
Olha, q’andas a fazer ?

“Agora estou a responder às perguntas que me enviaram da RTP.”

Jorge Luis
Quando um CD dos Maria Amélia?

“É verdade, é uma falha grave. Não é por falta de insistência do Martim, é mais por falta de tempo da minha parte.
Ainda por cima eu e o Martim gostamos mesmo desse projecto e é uma felicidade estar em palco.
Há dias enviaram-me este vídeo de uma Tuna a cantar uma música nossa e pensei: temos de começar a fazer concertos em queimas das fitas.”
Paulo Gouveia
De onde surgem aquelas ideias completamente maradas?

“Sabes que sempre tive facilidade em ter ideias. E tenho outra mais-valia, é que sou produtor dos meus conteúdos e consigo filmar, editar tudo sozinho ou com uma equipa reduzida. É preciso é vontade e tudo se faz.”

Edgar Santos
Como aguentas não rir quando estás ao telefone no café da manhã a “gozar” com alguém?

“Seja ao telefone, seja presencialmente como nos sketches do 5PMN o segredo é o mesmo: concentração no que estás a fazer e encarnares o personagem. Acredita que por “dentro” estou a rir-me, mas por fora é o personagem que ali está.”

Alvaro Lopes Lopes
Quando é que vais ligar ao teu patrão no café da manhã e pedir aumento?

“Ah ah! Eu não tenho patrão. Sou dono da minha empresa, logo sou o meu patrão, logo, tenho de ligar para mim próprio! Confuso?
Mas já liguei para o meu director da RFM duas vezes e ele vingou-se e ligou para mim também. Acho que se lhe ligar novamente e ainda por cima a pedir um aumento, acontece o contrário.”

Rogerio Patricio
Já pensou candidatar-se a primeiro ministro? Pelo menos o país ficava mais alegre.

“Rogério, deixa lá isso, se lá tivermos bons políticos a fazerem boas coisas, o país ganha alegria na mesma. Cada macaco no seu galho.”

Cátia Miriam Cardoso Oliveira
Porque não desfazes essa barba?

“Como dizia a música: Porque gosto dela assim. Sabes que sempre quis ter barba, era miúdo e lembro-me de pensar nisso: quando for grande, quero ter barba. E aconteceu. Se a faço nem me reconheço e fico um miúdo. Chego a levar estalos de miúdos de 13 anos.”

Hélida Damasio
Da formação para fazer stand up?

“Durante 7 anos dei aulas de escrita nas Produções Fictícias, na ACT, na Etic, agora não tenho tempo. Mas ainda assim há já vários cursos, procura a Bang Produções, penso que eles continuam a fazer turmas.”

Zé João
Seja sincero: sente que tem mais detratores ou Niltonetes?

“Claro que tenho mais detratores Zé João, mas pago às pessoas para esgotarem as casas, para me seguirem no facebook e ser o humorista com mais fãs, para verem os meus programas na televisão e os meus vídeos na net e chego também a pagar para me convidarem para fazer shows para as maiores multinacionais em Portugal e no estrangeiro nos últimos 15 anos. Mesmo a digressão que fiz no Brasil e o show nos EUA, tudo pago por mim para dar esta sensação que tenho mais Niltonetes.”

Tita Rodrigues
O que é que o faz rir?

“A surpresa. Tudo o que seja incongruente. O riso não é mais que o cérebro a processar dois estágio e a entender a piada. Matemáticamente é o nosso cérebro a somar dois mais dois. Eu, como humorista tenho alguma tendência disparatada para tentar sempre entender como as coisas vão acabar e descontruir a coisa antes da punch line ser revelada. Daí que me ria ainda mais quando me apanham desprevenido.”


Devido à grande quantidade de perguntas colocadas, nem todas puderam ser respondidas.

Relacionados