Este ano, a ciência e a tecnologia juntam-se às bicicletas na famosa Volta a Portugal, de 27 de julho a 7 de agosto, de Oliveira de Azeméis a Lisboa.

Porque é que os tecidos usados pelos ciclistas são importantes? E que tipos de materiais são mais adequados aos diferentes tipos de terrenos?

Estas são muitas das perguntas que serão respondidas por especialistas das várias universidades do país que, durante o programa Há Volta da RTP, vão explicar a ciência por trás do grande desporto que é o ciclismo.

Mário Augusto é um dos embaixadores da união entre a Volta a Portugal e a RTP e um dos impulsionadores destas parcerias com a ciência e a tecnologia.

“Por exemplo, em Braga, vamos ter alguém da Engenharia a explicar porque é que a roda, dependendo das características, ganha mais ou menos velocidade.

Pela primeira vez, a Volta vai ter um lado lúdico-formativo.”

Esta rubrica do programa Há Volta chama-se “A Volta ao Conhecimento” e é uma parceria da RTP com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Ensino Superior. O objetivo é, durante o programa Há Volta, dinamizar ações que aproximem o público do ensino, das universidades, do conhecimento das diferentes regiões portuguesas e da ciência.

Mas, este ano, a Volta a Portugal tem mais uma novidade: a promoção de hábitos sustentáveis no consumo de energia.

Haverá outra rubrica no Há Volta chamada “À Volta com a Energia”, um protocolo com a secretaria de Estado da Energia, que terá como objetivo mostrar às pessoas como podem poupar e criar hábitos que promovam a sustentabilidade energética.

Serão 2 espaços criados dentro do programa, numa lógica de entretenimento, sempre. “No fundo, aproveitar o evento para divulgar outros conteúdos que não são tão habituais neste tipo de programas”, como explicou Mário Augusto.

O programa Há Volta é diário e segue o rumo das etapas da Volta a Portugal. Tem 4 horas diárias – 2 de manhã e 2 de tarde – e é emitido em direto a partir do local de chegada de cada etapa. A apresentação é de Mário Augusto e Catarina Camacho.

Texto e Foto: Inês Espojeira

Relacionados