Esta tarde, foi assinado, nas instalações da RTP, um protocolo entre a RTP e o Comité Olímpico de Portugal (COP).
“É um momento de muita satisfação; não havia melhor modo de celebrar a partida para o Rio. O arquivo da RTP é o melhor retrato do movimento olímpico” – José Manuel Constantino, presidente do COP.
Gonçalo Reis, Presidente do Conselho de Administração da RTP, afirmou que, para a estação pública é, também, muito importante este momento dos Jogos Olímpicos.
“As olimpíadas são muito importantes para a RTP, temos uma relação histórica.”
A cobertura dos Jogos Olímpicos adequa-se à “lógica de diversidade de desporto” que a RTP quer promover.
Gonçalo Reis adiantou ainda que a RTP se associará também aos Paralímpicos, a decorrer em setembro.
Os Jogos Olímpicos começam dia 5 de agosto e terão transmissão na RTP1 e RTP2.
Deste protocolo irá resultar a exibição pela RTP de espaços de programação, como o “Minuto Olímpico” e o “Magazine Olímpico”, que têm como objetivo promover o desporto olímpico.
O foco será nas modalidades olímpicas e nos atletas nacionais que representam Portugal nos vários eventos desportivos com o apoio do Comité Olímpico de Portugal.
Esta parceria visa também o apoio da RTP ao Comité Olímpico de Portugal no desenvolvimento de futuros conteúdos, assim como à criação de um arquivo olímpico com os momentos mais marcantes das participações portuguesas nos Jogos Olímpicos.
A relação entre a RTP e o Comité Olímpico de Portugal é histórica. Foi na RTP que os portugueses se emocionaram e assistiram em direto à conquista do ouro olímpico de Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Nelson Évora.
A RTP é o único operador que olha para as modalidades. Exemplo disso foi a transmissão nos últimos meses dos Europeus de Atletismo e Hóquei em Patins, Maratonas, Taça do Mundo de Ginástica, entre outros eventos desportivos de referência nacional e internacional que envolvem os atletas nacionais.
Já conhece os atletas que vão representar Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro?