Esta sexta-feira Portugal joga na Luz contra a equipa da Suécia a primeira-mão do play-off de apuramento para o Mundial de Futebol de 2014 (a realizar-se no Brasil em julho).
Mas Portugal não se faz só de futebol. A prová-lo a Gala de Desporto que se realizou ontem no Casino do Estoril. Sabe que outras modalidades têm levado o orgulhosamente o nome do nosso país lá fora nos últimos meses?
José Poeira ganhou o prémio de treinador do ano.
___
Tiro: O atleta olímpico João Costa obteve o quarto lugar na Final da Taça do Mundo de Pistola Livre a 50m, que se realizou em Munique, na Alemanha.
Na final estiveram os oito melhores atiradores das quatro Taças do Mundo realizadas em 2013.
___
Karaté: O português Albino Sousa fechou hoje a participação de Portugal no Mundial de karaté, que decorreu em Guadalajara, com o nono lugar. Um prémio a somar ao quinto lugar de Rodrigo Pina e aos nonos de Henrique Ramos e Paula Monteiro.
«Ficou assim o sentimento de dever cumprido, embora com sabor amargo pela não obtenção de medalhas, que esteve por tantas vezes próxima. Os atletas adquiriram mais experiência internacional que será útil para o europeu em fevereiro próximo», afirmou a Federação Nacional de Karaté-Portugal, em comunicado.
___
Trampolim: Bruno Nobre conquistou a medalha de bronze para Portugal no Campeonato do Mundo de trampolins, que se realizou em Sófia, na Bulgária, ao ser terceiro na final de duplo mini trampolim. Na mesma prova, André Lico conseguiu o quinto lugar, tal como Diogo Abreu e Tiago Lopes, estes já na prova de trampolim sincronizado.
___
Judo: Portugal conquistou cinco medalhas na Taça da Europa de Málaga de judo, com Hugo Silva a ganhar a prata e Diogo Lima, João Pina, Diogo Silva e Yahima Ramirez a trazerem para o país o bronze. Filipa Almeida conquistou hoje a medalha de prata na categoria de -57kg, enquanto Ana Jorge (-57kg) e Sergiu Oleinic (-66kg) terminaram no terceiro lugar.
Portugal terminou a Taça da Europa de Málaga no sexto lugar no medalheiro final, com oito medalhas conquistadas, duas delas de prata e seis de bronze.
__
Kitesurf: A kitesurfer portuguesa Inês Correia é a atual vicecampeã do Mundo e quer ir mais além. No dia 6 de novembro seguiu para o Hawaii com o objetivo de somar o seu segundo título mundial de kitesurf.
___
Ginástica Acrobática: A Seleção Nacional conseguiu duas medalhas de prata, para o par misto e para o trio feminino, nos Europeus de Ginástica Acrobática.
Gonçalo Roque e Leonor Oliveira, que venceram o ouro em equilibrio e bronze no All-around, arrecadaram a prata na final de dinâmico. O trio feminino composto por Bárbara Sequeira, Leonor Piqueiro e Daniel Leal, juntaram uma medalha de prata às duas medalhas de bronze já ganhas. O par misto e o trio fizeram o pleno das medalhas.
___
Natação: Sete nadadores portugueses integram o top-50 do ranking mundial, indica a mais recente atualização desse índice, com Diogo Carvalho a cotar-se como o melhor atleta nacional em piscina longa e curta.
A representação feminina nas 50 melhores cabe a Angélica André, na 21.ª posição dos 1500m livres (16.46.74) e a Victoria Kaminskaya no 50.º posto dos 400m estilos (4:41.02).
___
Hóquei em patins: O SL Benfica – vencedor da Liga Europeia – bateu pela segunda vez o CE Vendrell – vencedor da Taça CERS – e confirmou a conquista da Taça Continental de hóquei em patins. O SL Benfica garantiu, assim, a segunda Taça Continental do seu historial, depois de ter conquistado a primeira na temporada 2010/2011.
___
Patinagem artística: Portugal brilhou no Campeonato da Europa Juniores e Seniores de Porto Salvo. A Seleção Nacional terminou a competição com 18 medalhas.
___
Parkour: Os 17 participantes vieram de 5 países para invadirem o Forte de São Bruno, em Caxias, e fazerem parte da primeira competição de Parkour disputada em Portugal: a Red Bull Reconquista. O português António Santos foi o grande vencedor da prova.