Há cerca de um ano atrás, Leonel Vieira apresentava ao mundo a proposta de reinventar 3 dos clássicos do cinema português: “O Pátio das Cantigas”, “O Leão da Estrela” e “A Canção de Lisboa“.
“O Pátio das Cantigas”, estreado ainda este verão, foi um dos filmes portugueses mais vistos e agora segue-se “O Leão da Estrela”, sempre com o apoio da RTP.
O segundo filme da Trilogia de “Novos Clássicos” chega aos cinemas a 26 de novembro e o realizador Leonel Vieira espera trazer muitas famílias às salas no próximo Natal.
“O Leão da Estrela” é uma comédia divertida, sem pretensões de seguir o clássico de 1947, mas com a mesma vontade de alegrar o público e de proporcionar momentos de descontração.
A RTP esteve presente na antestreia do filme, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, onde o Presidente da Aministração, Gonçalo Reis, expressou o orgulho da estação pública em fazer parte deste projeto.
AS PERSONAGENS
Miguel Guilherme // ANASTÁCIO
Depois do sucesso no papel de Evaristo no “Pátio das Cantigas”, Miguel Guilherme regressa ao grande ecrã agora como Anastácio, um pai de família, fanático de futebol e um homem de valores tradicionais. Anastácio tem um incrível talento para ser aldrabão e inventar mentiras na hora, tudo para atingir os seus objetivos.
Manuela Couto // CARLA (CARLOTA)
Com um currículo invejável no teatro, cinema e ficção nacional, Manuela Couto é uma estreia de luxo no projeto dos “Novos Clássicos”. Assume o papel de Carla…ou Carlota, uma mulher ponderada, a força que puxa Anastácio para a realidade quando o marido começa a ter ideias demasiado extravagantes. Mas não há razão que resista a demasiados gins!
Dânia Neto // ROSA
De menina prendada a prima desajeitada. Depois do “Pátio das Cantigas”, Dânia Neto assume novamente o papel de Rosa, desta vez a prima de Jujú e Branca. Natural de Olhão, Rosa não sabe cozinhar, não sabe lavar um prato, muito menos tirar um café. Também não sabe cantar. Apesar de tudo, o seu futuro implica a peculiar utilização das suas cordas vocais.
Sara Matos // JOANA (JUJÚ)
Sara Matos estreou-se no cinema nacional com o filme “O Pátio das Cantigas”. Agora, a atriz está de volta à comédia e assume o papel de Jujú, filha de Anastácio. Há quem diga que ela sai ao pai: uma incrível e talentosa mentirosa, uma aldrabona capaz de inventar desculpas e ilusões com uma facilidade apenas ao alcance dos mais predestinados. Ela é o José Mourinho das mentiras: um passo sempre à frente!
Ana Varela // BRANCA (ESTRELA)
E se a Jujú sai ao pai, Branca tem uma personalidade parecida com a da sua mãe, com aquele lado racional que identifica as más ideias pouco depois destas terem sido sugeridas. Um papel que assenta na perfeição de Ana Varela, mais uma estreante no projeto da Trilogia dos “Novos Clássicos”.
José Raposo // SR. BARATA
José Raposo regressa ao cinema e à comédia nacional como Sr. Barata, o patriarca da casa dos Barata. Homem de negócios obscuros e que partilha a mesma paixão de Anastácio pelos jogos dos campeonatos regionais. Mais: o Sr. Barata é alguém que se julga o centro do universo. E fica sempre espantado quando percebe…que não o é.
Alexandra Lencastre // SRA. BARATA
Num elenco recheado de artistas de renome, ninguém melhor do que Alexandra Lencastre para encarnar a personagem da pobre Senhora Barata: sozinha numa casa enorme, enquanto o marido anda a tratar dos seus negócios e o filho faz de tudo para não a aturar. Não admira que o seu equilíbrio emocional já tenha conhecido melhores dias.
André Nunes // EDUARDO
André Nunes é mais uma estreia nos “Novos Clássicos” e a comédia assenta-lhe que nem uma luva. No “Leão da Estrela” é Eduardo, filho dos Baratas, que vivem num monte Alentejano. No entanto, Eduardo vive terrivelmente aborrecido. É por isso que convida Jujú e a sua família a passarem lá por casa: o seu foco passa por encontrar cúmplices para quebrar as rotinas e o tédio do seu monótono quotidiano.
Aldo Lima // MIGUEL
Comediante de mão cheia, Aldo Lima é Miguel em “O Leão da Estrela”, um humilde mecânico de Alcochete. Solteiro e bom rapaz, tem uma relação com Rosa, apesar de não perceber rigorosamente nada sobre o sexo feminino. Mas uma coisa é certa: rapidamente vai aprender que são sempre elas que tomam as decisões…o que é uma lição bastante útil.