A RTP e a TV Cultura do Brasil assinaram hoje um protocolo de cooperação entre os dois operadores de Televisão Públicos.
O protocolo assinado com a presença de Gonçalo Reis e Marcos Mendonça, Presidentes das duas instituições, visa uma colaboração próxima em diversas áreas para além da troca de programas e de conteúdos informativos.
Para Gonçalo Reis, Presidente da RTP, “a TV Cultura é uma instituição de referência pública e de grande qualidade. O Brasil é obviamente um mercado muito relevante para nós; e esta parceria abre vários caminhos nas áreas de partilha de programas, disponibilizando um conjunto de meios técnicos para a informação e eventuais coproduções. Vamos colaborar fortemente nas áreas de documentários, música e programas infantis.”
O documento prevê que as partes facilitarão meios (designadamente, camaras de reportagem, estúdios e meios de edição) aquando da deslocação de jornalistas em serviço a cada um dos países ou no apoio a correspondentes de ambas as estações, sempre com o acordo das Direções Editoriais respetivas e a disponibilidade de cada um;
- a possibilidade de formação profissional;
- a possibilidade de troca de conhecimento e experiência;
- a cooperação em organizações internacionais de televisão de que sejam países membros, nomeadamente no âmbito da CPLP;
- e ainda a possibilidade de coprodução sobre temas de interesse mútuo.
A TV Cultura e a RTP estão já a trabalhar no desenvolvimento de projetos de cooperação no âmbito do presente protocolo, nomeadamente na troca de programas culturais e infantis entre a RTP2 e a TV Cultura. Programas como Visita Guiada e Madeira Prima produzidos pela RTP vão ter exibição na TV Cultura. Café Filosófico e Brasil Toca Choro, uma série musical sobre chorinho, produzidos pela TV Cultura, irão ser exibidos na RTP2. Outros conteúdos culturais estão ainda a ser estudados. Será uma oportunidade única de partilharmos as tradições lusas e brasileiras, a cultura e a arte contemporânea de Portugal e Brasil.
O Presidente da TV Cultura, Marcos Mendonça, afirma: “estou muito feliz por ter assinado este acordo com a RTP porque para nós é importantíssima esta aproximação com Portugal. Hoje a TV Cultura no Brasil tem um alcance de mais de 150 milhões de pessoas, o que permite aos brasileiros conhecer melhor a cultura de Portugal e aproximar a nossa cultura junto dos portugueses.”
A TV Cultura, com quase 60 anos de História e Sede em São Paulo, é o maior operador público de televisão do Brasil, tem uma cobertura nacional em Digital Terrestre e é distribuída por todas as redes de cabo e DTH (satélite) do Brasil.
A RTP é o operador Público de Rádio e Televisão de Portugal que emite quatro canais em Digital Terrestre e dois Canais Internacionais, a RTP África e a RTP Internacional, onde este último cobre todos os continentes, nomeadamente a América do Sul e em particular o Brasil.