O Protocolo assinado entre a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) visa a divulgação de campanhas de sensibilização e de avisos à população, no âmbito das atividades de prevenção e resposta a situações de acidente grave ou catástrofe.
O protocolo estabelecido visa reforçar o papel relevante das entidades envolvidas, RTP e ANPC, na divulgação e difusão de informação atempada às populações em matéria de proteção civil.
A RTP compromete-se na divulgação das campanhas de sensibilização nas suas várias plataformas (rádio, televisão e web) de influência junto da população, de acordo com os conteúdos desenvolvidos pela ANPC.
Este acordo irá igualmente permitir o desenvolvimento de ações de formação de interesse recíproco, para aperfeiçoamento e atualização de competências no domínio da Proteção Civil, bem como a realização anual de exercício conjunto de prevenção e resposta a situações de acidente grave e/ou catástrofe.
Para o presidente da RTP, Gonçalo Reis, “todas as entidades públicas, cada uma no seu papel, devem contribuir para a sensibilizarão e apoio às populações. Hoje damos mais um passo, sistematizando uma parceria, para intensificar ações de divulgação e avisos úteis aos cidadãos“.
O presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil salientou “a importância deste protocolo, que consubstancia a relação existente entre os Órgãos de Comunicação Social e as estruturas e serviços de proteção civil, que se unem na importante missão de Serviço Público, que é a informação aos cidadãos sobre o risco e as medidas de autoproteção”.