Enquanto decorrem os Jogos Olímpicos no Rio de janeiro, o cinema brasileiro vai ocupar a totalidade das quartas-feiras, no espaço intitulado “Tudo menos Hollywood”.
3 de agosto
Abismo Prateado
Realização de Karim Ainouz
Com Alessandra Negrini, Alice Borges, Camila Amado, etc.
Brasil, 2013, 83 minutos, Maiores de 12 anos
Violeta é uma dentista de 40 anos que vive harmoniosamente com o marido e o filho. Um dia tudo se transforma quando recebe uma mensagem no seu telemóvel. Violeta nem quer acreditar naquela ruptura e vagueia pela zona sul do Rio de Janeiro.
10 de agosto
Histórias de amor duram apenas 90 minutos
Realização de Paulo Halm
Com Caio Blat, Luz Cipriota, Maria Ribeiro, etc.
Brasil, 2009, 90 minutos, maiores de 12 anos
Zeca apesar dos seus 30 anos porta-se como um adolescente e julga-se escritor. O relacionamento com a sua esposa Julia já conheceu melhores dias, já que esta sabe o que quer. Um dia Zeca desconfia que a sua mulher o engana.
Este mês de agosto começa com um filme que parte de uma canção de Chico de Buarque “Olhos nos Olhos” para terminar com um outro filme baseado num romance do mesmo criador, Budapeste.
17 de agosto
Os inquilinos
Realização de Sérgio Bianchi
Com Marat Descartes, Ana Carbatti, Umberto Magnani, etc.
Brasil, 2010, 103 minutos, maiores de 12 anos
Novos inquilinos se instalam ao lado do apartamento de Valter. Este como passa o dia a trabalhar e a estudar de noite só sabe, por intermédio da mulher e de outros vizinhos, que estes novos inquilinos devem ser bandidos já que nada fazem.
24 de agosto
A casa de Alice
Realização de Chico Teixeira
Com Carla Ribas, Berta Zemel, Vinicius Zinn, etc.
Brasil. 2008, 92 minutos, Maiores de 12 anos
Alice é uma manicure de 40 anos que se conforma com as traições do seu marido já que ela também o engana.
31 de agosto
Budapeste
Realização Walter Carvalho
Com Leonardo Medeiros, Gabriella Hámori, Ivo Canelas, etc.
Brasil, 2009, 113 minutos, CCE: Maiores de 12 anos
José Costa é um ghost-writer brasileiro, faz teses de mestrado, doutoramento, discursos, cartas de amor e desafeto, suicídio, etc. No regresso de uma convenção de ghost-writers o
avião é desviado para Budapeste. A sua vida também é desviada quando conhece Krista e com a sua ajuda aprende “a única língua do mundo que, segundo as más-línguas, o diabo respeita”.
Se no início de agosto o filme Abismo Prateado se baseava na canção Olhos nos Olhos de Chico Buarque agora este “Budapeste” é baseado num seu romance.
Também durante agosto, a RTP2 vai exibir, às sextas-feiras, um ciclo subordinado ao tema “Amar perdidamente”. A anteceder a exibição dos mesmos, no espaço “Já vi este filme”, a atriz Ana Cunha dará a sua visão sobre os mesmos.
5 de Agosto
Chocolate (Chocolat)
Realização de Lasse Hallström
Com Juliette Binoche, Alfred Molina, Johnny Depp, etc.
EUA, 2000, 121 minutos, CCE: maiores de 12 anos
Era uma vez uma pequena vila francesa, onde nada de especial se passava até ao dia em que Vianne (Juliette Binoche) uma jovem mãe solteira chegou para abrir uma invulgar loja de chocolates.
Esta pequena comunidade está repleta de preconceitos e tradições.
Pouco tempo depois de chegar, Vianne abre uma invulgar Chocolateria repleta de tentadoras confecções o mágico dom para adivinhar os desejos mais secretos dos seus clientes e satisfazê-los com os seus divinos preparos, leva os aldeãos a entregarem-se à tentação e aos seus prazeres, no entanto, é só quando um outro forasteiro, Roux (Jonny Depp) também ele atraente e sedutor, chega à aldeia, que Vianne reconhece os seus próprios desejos.
12 de Agosto
O Paciente Inglês (The English Patient)
Realização de Anthony Minghella
Com Ralph Fiennes, Juliette Binoche, Willem Dafoe, Kristin Scott Thomas, etc.
EUA / Inglaterra, 1996, 160 minutos,
Durante a 2ª Guerra Mundial um avião cai no meio do deserto no Norte de África. Um homem, profundamente queimado, é salvo por uns nómadas e acaba num hospital de campanha na Itália. Hana, uma jovem enfermeira, decide permanecer num velho mosteiro com o seu “paciente inglês”. Moribundo, o homem conta a Hana a sua história. Chama-se Almasy, é arqueólogo e chegou ao Cairo em 1938. Apaixonou-se perdidamente por Katherine, a mulher de um amigo, cartógrafo e agente secreto britânico. O romance entre Almasy e Katherine acaba por perturbar o marido dela, que morre ao tentar matá-la. Ferida, Katherine fica sozinha no meio do deserto enquanto Almasy tenta encontrar auxílio, chegando ao ponto de colaborar com os nazis para a salvar.
“O Paciente Inglês” foi um dos grandes sucessos de 1996 e um dos filmes com maior número de Oscares da Academia de Hollywood. Nove, incluindo os de Melhor Filme (Saul Zaentz), Melhor Realizador (Anthony Minghella) e Melhor Atriz Secundária (Juliette Binoche), entre outros.
19 de agosto
Kate e Leopold (Kate & Leopold)
Realização de James Mangold
Com Meg Ryan, Hugh Jackman, Liev Schreiber, etc.
EUA, 2001, 118 minutos, CCE: maiores de 12 anos
Kate (Meg Ryan) é uma bem-sucedida executiva. Namorou com um cientista que descobre um portal dimensional que transporta para os dias atuais, acidentalmente, um seu antepassado do século XIX, o nobre Leopold (Hugh Jackman). Este vai ter de se habituar a este novo tempo e entretanto envolve-se romanticamente com Kate.
26 de agosto
Vamos Dançar? (Shall We Dance?)
Realização de Peter Chelsom
Com Richard Gere, Jennifer Lopez, Susan Sarandon, etc.
EUA, 2004, 106 minutos, CCE: Maiores de 12 anos
John Clark (Richard Gere), é um homem que se pode dizer abençoado: tem um bom emprego, uma esposa charmosa (Susan Sarandon) e uma família amável. No entanto há algo que lhe escapa. Todas as noites quando regressa a casa de metro, John vê uma linda mulher (Jennifer Lopez) através da janela de um estúdio de dança. Numa noite, John desce do metro e inscreve-se naquelas aulas de dança onde ela dá aulas. Entusiasma-se pela dança e chega a ser convidado para integrar a equipa que vai a uma competição de dança. Ninguém sabe desta sua actividade e a sua esposa acredita que ele a engana.