Um documentário inserido no novo espaço da RTP1 dedicado à Primeira Guerra Mundial e a mais um aniversário da Batalha de La Lys, que nos conta a história dos soldados portugueses que participaram nesta guerra.
Ao completarem-se quase 98 anos sobre o Armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial, este documentário recorda as provações passadas pelos 55.000 soldados portugueses enviados em 1917 para o Norte de França.
O Corpo Expedicionário Português era constituído por camponeses retirados das suas aldeias, treinados em Tancos, embarcados para terras distantes, enterrados em trincheiras e esquecidos quando Portugal vivia mergulhado em convulsões.
A 9 de abril de 1918, foram milhares a cair prisioneiros. O Alto Comando alemão fazia a derradeira tentativa para derrotar os Aliados, aproveitando o cessar-fogo com a Rússia soviética e antecipando-se ao desembarque em massa das tropas norte-americanas na Europa.
“Portugueses nas Trincheiras” recolhe depoimentos dos familiares de antigos combatentes e a gravação inédita de um soldado português a cantar num campo de prisioneiros da Alemanha.
Um programa de Sofia Leite e António Louçã, com imagem de Rui Lima Matos, edição de Paulo Marcelino, captação e pós-produção áudio de António Garcia e Carlos Nunes, e produção de Ana Lucas.
Título Original: Armistício
Produção: Ana Lucas
Autoria: Sofia Leite e António Louçã
Ano: 2008