Estão abertas até dia 29 de fevereiro as candidaturas para a nova edição do Prémio promovido pela COTEC Portugal e dirigido à Diáspora portuguesa, inserido na iniciativa FAZ – Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, promovida em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian com o objetivo de aproximar a diáspora portuguesa do seu país.
Promovido pela COTEC Portugal desde 2007, e contando com o alto patrocínio do Presidente da República, o Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa pretende distinguir e divulgar publicamente cidadãos portugueses que se tenham destacado pelo seu papel empreendedor e inovador no meio empresarial, mas também social ou cultural, no contexto das respetivas sociedades de acolhimento, onde se encontrem há mais de 5 anos.
O Prémio tem contribuído para fortalecer a ligação dos portugueses ao seu país de origem e para reforçar a imagem e prestígio de Portugal no estrangeiro, procurando também promover reflexos na internacionalização da economia e na atração de investimento, bem como na valorização da língua e da cultura nacional. Trata-se de um projeto impulsionador do papel que a diáspora pode desempenhar na economia portuguesa, elevando o valor dos portugueses da Diáspora junto das empresas e da opinião pública residentes.
No decorrer das suas oito edições, o Prémio Diáspora deu a conhecer importantes personalidades que se afirmaram em sociedades da mais elevada exigência como EUA, Austrália e França. A última edição deste Prémio reuniu até agora o número recorde de candidaturas: 201. Os candidatos da 8.ª edição são oriundos de diversos sectores de atividade com predominância para os sectores de comércio/serviços (53), construção civil (27), indústrias criativas (26), tecnologias (19), restauração/turismo (16) e associativismo/social (13). Salienta-se a diversidade dos perfis empresariais dos candidatos, oriundos de várias áreas como os setores financeiro, imobiliário, comunicação, ensino ou formação.
José Neves, fundador e CEO da Farfetch, plataforma de comércio online de roupas de luxo, foi o vencedor da edição de 2015 do Prémio. Avaliada em 2015 por mil milhões de dólares, a Farfetch constitui um dos poucos “unicórnio da moda” e a única startup portuguesa com esta avaliação.
Iniciativa FAZ – Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa
Promovida pela COTEC Portugal e pela Fundação Calouste Gulbenkian com o objetivo de aproximar a diáspora portuguesa do seu país, a iniciativa FAZ é formada pelo prémio da COTEC Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa e pelo Concurso Ideias de Origem Portuguesa da FCG dirigido a equipas que integrem cidadãos portugueses ou lusodescendentes residentes no estrangeiro e com uma ideia em benefício do seu país de origem.
Esta parceria decorre da convicção de ambas as entidades na importância inequívoca da diáspora portuguesa, do valor do seu envolvimento e capitalização da riqueza das suas experiências, para o desenvolvimento de Portugal a nível económico, social e cultural.
Desta forma, e sob a assinatura FAZ – Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, a Fundação Calouste Gulbenkian e a COTEC Portugal têm, conjuntamente, vindo a dar a conhecer portugueses notáveis desde 2013.
Candidaturas e mais informações sobre o prémio em www.cotec.pt/diaspora
Mais informações sobre a iniciativa FAZ em http://www.faz.com.pt/
Sobre José Neves:
José Neves venceu a edição de 2015 do Prémio e criou a sua primeira empresa aos 19 anos, a Grey Matter, que desenvolvia software de gestão para a indústria da moda. Desde cedo, revelou o seu perfil empreendedor ao ter a visão de aproximar dois mundos aparentemente tão distintos: a tecnologia e a moda. O seu envolvimento com o mundo da moda começa nos anos 90 ao lançar a sua marca de calçado, Swear. Seguem-se vários marcos associados ao retalho de moda. Em 2001, José abre a conceituada B Store, que recebe inúmeros elogios e prémios, incluindo o Prémio Britânico de Moda para Retalhista do Ano em 2006.
O grande marco da sua carreira acontece em 2008 quando funda a Farfetch, um projeto que materializa a sua experiência como fashion designer e retalhista. Conhecendo os inúmeros desafios dos retalhistas de moda, José Neves teve a visão de criar um único espaço online capaz de garantir a ponte entre boutiques de luxo de todo mundo e uma audiência global. Hoje, a empresa tem escritórios em sete países: Portugal, Reino Unido, Brasil, Estados Unidos, Japão, Rússia e China. O site agrega mais de 300 boutiques de 27 países, sendo possível comprar mais de 125 000 produtos de luxo de cerca de 2000 marcas, à distância de um clique. Recentemente avaliada em mil milhões de dólares, a Farfetch tornou-se um unicórnio da moda e consegue ser a única startup portuguesa com esta avaliação. José Neves continua a desenhar o futuro assente num objetivo estratégico: tornar a Farfetch a empresa líder mundial no comércio online de roupas de luxo em 2016.