Um filme do mais emblemático cineasta iraniano da atualidade que nos apresenta um filme totalmente falado em japonês, que mesmo com a distância linguística, se tornou num dos seus filmes mais “puros e iranianos”. Uma estreia em televisão.
Akiko (Rin Takanashi) é uma jovem japonesa que secretamente se prostitui para pagar os estudos universitários. Ninguém, nem mesmo o seu namorado Noriaki (Ryo Kase), o sabe. Ela protege esse segredo não apenas pelo medo do julgamento, mas também pela sua própria dificuldade em lidar com a situação. Um dia, conhece Takashi Watanabe (Tadashi Okuno), um velho professor catedrático, que se torna seu cliente regular e é, em todos os aspetos, a absoluta antítese de Noriaki. É assim que, inesperadamente, Akiko se começa a sentir dividida entre um namorado jovem, mas rude e ignorante, e um velho amável com quem consegue uma partilha intelectual que a faz sentir-se viva e, acima de tudo, respeitada.
Um filme totalmente falado em japonês, com argumento e realização do iraniano Abbas Kiarostami. Filmado no Japão, Like Someone in Love foi considerado pela revista The New Yorker um filme “maravilhoso, de uma beleza surpreendente”. Segundo o Hollywood Reporter, o filme de Abbas Kiarostami “explora as profundezas do desejo não correspondido, num jogo encantador de paixões falhadas e identidades trocadas”. Também em Portugal, o filme foi recebido com o aplauso da crítica, tendo sido mesmo considerado “um dos filmes mais “puros” do cinema do iraniano Abbas Kiarostami.
Título Original: Like Someone in Love
Com: Rin Takanashi, Tadashi Okuno, Ryo Kase, Yoshihiro Ogata, Reiko Mori
Realização: Abbas Kiarostami
Produção: Kenzo Horikoshi Nathanael Karmitz
Ano: 2012
Duração: 109 minutos