A apresentação de imprensa decorreu no Coreto do Jardim da Estrela e a equipa do novo programa de humor da RTP quis fazer uma entrada em grande. Manuel Marques, Eduardo Madeira, André Nunes, Rita Cruz e Francisco Tavares chegaram em tuktuks e desfilaram perante os atarefados jornalistas. Miguel Borges, embora faça parte da equipa, não pôde estar presente por motivos profissionais.
O programa irá atravessar a atualidade do pais, colocando especial enfoque nas diferentes dimensões sócio-culturais (tiques, convenções, hábitos, etc.) do povo português passando, ainda que pontualmente, por temas internacionais que faça sentido parodiar. Numa altura em que o público demonstra estar saturado com os temas da crise e com os sketches de sátira direta política e desportiva, este programa irá abordar temas que pretendem ir de
encontro a um outro tipo de realidade, fugindo às situações mais fáceis e imediatas. Tratar-se-ão de sketches mais intemporais e abrangentes que brincam diretamente com personagens reais do quotidiano.
Nuno Artur Silva, fundador e Director Geral da Produções Fictícias, e Eduardo Madeira fizeram questão de sublinhar a liberdade de criação a que a RTP incentivou desde a proposta de Breviário Biltre.
"Não há nenhuma obrigação de repetir ou não repetir quadros e bonecos. Temos liberdade total, só na RTP é que se consegue fazer isso", disse Eduardo Madeira. Quando questionados se vão recuperar algumas personagens que ganharam o gosto dos espectadores – nomeadamente as caricaturas da Casa dos Degredos -, Manuel Marques respondeu que vão "tentar fugir do que já foi feito", embora reconhecessem que as pessoas se ligaram a esses bonecos.
"No tempo do Estado de Graça conhecemos pessoas que estavam a trabalhar nesses programas da concorrência de domingo à noite e que viam o programa! Portanto o horário não nos pressiona."
Uma nova (e jovem) equipa de humoristas
André Nunes, Gabriela Barros, Francisco Tavares e Rita Cruz fazem parte da nova equipa de humor e mostraram-se entusiasmados por participar neste novo projeto.
"Passar de fazer novelas para fazer humor é um esticão. Estou muito contente, é um género que queria experimentar há muito tempo. Estou muito feliz. É muito bom poder ir para o trabalho e rir!", disse Gabriela Barros.
"Nunca trabalhei com o Eduardo e o Manel, sou fã deles também. É uma boa oportunidade. Comecei com uma telenovela picante no canal Q e pareceu-me um salto lógico para esta loucura", afiança André Cruz.
"Eu sinto uma grande admiração pelos dois. Nós até ficamos com pequenas expressões de um e de outro. Para mim fazer este trabalho é um privilégio, sinto-me abençoada, o ambiente é muito bom!", fez saber Rita Cruz.
Breviário Biltre estreia no dia 13 de outubro, domingo, às 21:45, na RTP1.