1- Seja caminheiro
Aproveite as paisagens únicas e dê umas boas caminhadas; pode optar por ritmo de passeio, mas o que sugerimos é mesmo que se ponha à prova. Descubra um roteiro e faça um trilho do início ao fim. Ou pode sempre treinar a Orientação: construa trilhos à medida que caminha. Vai ter a possibilidade de ver fauna e flora, como em mais nenhum local do nosso país. Sugerimos a Serra de Monchique, o Espinhaço de Cão e Caldeirão.
Relembre o que era ir às compras ao mercado. O de Olhão foi remodelado em 1998, e tem agora painéis de azulejos do pintor António Costa Pinheiro.
É um mercado ao ar livre, aos sábados de manhã, onde pode comprar batatas a quem as plantou ou peixe a quem o pescou. Foto: wikipedia
Para muitos, Algarve significa praia, mas para outros significa pesca e peixe. Aproveite que está numa terra de mar e pescadores e saque do anzol e da cana. Se a pesca não for a sua praia, pode sempre experimentar a apanha de bivalves.
4 – Observe a arquitetura típica
As casas no Algarve são diferentes das do resto do país. Troque a praia por um passeio pelas vilas mais pitorescas, mas não se esqueça dos óculos de sol. É que as casas são brancas, como a cal, exatamente para refletirem o sol, e têm barras coloridas em volta das janelas e das portas.
Foto: www.flickr.com/photos/publikaccion
O Algarve tem fama de bom marisco e bons doces. Reserve uma noite para ir jantar fora, numa esplanada de preferência, e experimente sabores do mar – tão característicos do Algarve. Termine a refeição com uma bela sobremesa de figos, amêndoas ou outra doçaria.
6 – Divirta-se num parque aquático Faça uma pausa da praia e troque o mar pela piscina. O preço das entradas pode ficar mais pesado para quem viaja com família, por isso, aproveite bem o dia: acorde cedo e faça refeições leves, de digestão rápida.
Foto: wikipedia
Experimente dar uma volta de barco e conheça novas praias, vindo não da areia, mas do mar.
8 -Experimente mergulho
Sempre quis fazer mergulho, mas nunca deu o primeiro passo? Nada melhor do que umas férias no Algarve para fazer mais um visto na sua lista de desejos. Se já experimentou, então sabe que é uma experiência a repetir.
9 – Visite o FIESA
Até meados de outubro, tem a possibilidade de ver uma das maiores e melhores exposições de arte com areia – no Festival Internacional de Esculturas na Areia. Demasiado impressionante para perder.
Foto: wikimedia