Sabia que o programa Chefs’ Academy é português da raíz à emissão? É um conceito criado por portugueses, com produção portuguesa e com um embrulho diferente do que o que estamos habituados a ver em televisão.
Aqui, ninguém é expulso e todos são convidados a aprender: quem está na Escola de Cozinha e quem está no sofá a ver.
É que esta edição vai trazer algumas novidades e uma delas é exatamente o dar dicas sobre como ter uma pequena plantação – de ervas aromáticas, de legumes, dependendo do espaço disponível – com a ajuda do novo elemento da equipa: o Engenheiro Sassetti, responsável pela horta.
E a segunda temporada de Chefs’ Academy traz mais surpresas: é que este ano, o rei da cozinha é mesmo o campo. Todo o programa está voltado para o retorno às origens, o cozinhar com o que temos na horta, para poder ver as batatas e as cenouras crescerem, o respeitar o ciclo da natureza e amar o que a terra dá. Nas palavras do Chefe Kiko "abraçar a poesia que é isto de cozinhar".
Henrique Sá Pessoa ainda fez questão de sublinhar uma outra nova nuance desta edição: o cozinhar educando para a saúde. O chefe alertou para as restrições alimentares e garantiu que a qualidade dos pratos não sai prejudicado; o que é preciso é inovar!
Mas nem tudo são novidades; a apresentadora continua a ser Catarina Furtado, sempre sorridente e encantadora.
E os professores continuam unidos e juntos: Chefe Henrique Sá Pessoa, Chefe Marlene, Chefe António Alexandre, Chefe Kiko e o diretor, o Chefe Cordeiro.
Das receitas que aí vêm, nada se sabe. Sabe-se sim que esta nova temporada de Chefs’ Academy vai ter, nas palavras dos professores, "mais pica, mais exigência, mais profissionalimo e naturalidade".
E, claro está, vai deixar água na boca! Chefs’ Academy estreia 13 de setembro, à noite na RTP1.