Hugo Gonçalves
Quais foram para si, os melhores momentos na temporada anterior do 5 para a meia-noite?
“Aponto uma pistola à própria cabeça e escolho só um: o programa com o David Hasselloff e os 5’30. 80% dele foi em inglês, um desafio fabuloso! E o homem foi um convidado exemplar: bem-disposto, auto-irónico, generoso, disponível, sendo que tinha acabado de chegar duma viagem transatlântica. Um verdadeiro exemplo. E nunca me hei-de esquecer, quando cheguei ao estúdio, de ser abordado pelo Carlão e pelo Regula a perguntarem-me. “Puto, é verdade que o Justiceiro é convidado esta noite?! Brutal!” 🙂
Rui Madureira
Já perdeste o complexo da calvície?
“Nunca tive. Comecei a usar chapéus tão cedo que não me apercebia 😉 ”
Maria Luisa Campos Graça
Amo boinas… bonés e tudo que se pode enfiar na cabeça… podes-me ofertar algum?
“Querida Maria Luísa, tenho todo o gosto! Envia-me mensagem privada pelo FB com o teu endereço e terás uma prendinha na volta do correio :)”
Vítor Medeiros
Caro mister boinas, 100 milhões de euros pra seres sportinguista durante 1 dia… Aceitas o desafio?
“ahahahahah 🙂 Magnífico desafio, devo dizer! Olha, tenho muitos amigos sportinguistas e posso dizer-te que, nos jogos europeus, torço sempre pelos leões, e de graça! ;)”
Ana Cristina
Queres vir jantar comigo a Caldas da Rainha? Espero a resposta… (positiva)
“Por acaso não conheço as Caldas da Rainha, o que parece impossível! Temos de “colmatar essa lacuna”, como diria um político 😉 ”
João Vicente
Se pudesses escolher uma pessoa que nunca tivesses convidado para ir ao 5, quem escolherias?
“Miguel Esteves Cardoso, o cronista mais genial que este país alguma vez conheceu.”
Fernanda André
Quando volta o 5 pra meia noite?
“Em janeiro estamos de volta, carregados de ideias novas e cheios de saudade! Sempre a contar convosco :)”
Florbela Pereira
Que tamanho têm os teus pés ?
“Antes de mais, muito obrigado por finalmente alguém me proporcionar a oportunidade de abordar esta questão fracturante. É com alívio que assumo publicamente o meu 41, embora também calce bem um 42.”
Jose Lopes
O boinas Porque deixas te de usar a boina?
“Porque acho que tudo na vida tem um tempo. Após 8 anos resolvi refrescar a imagem. É certo que me dava muito jeito como marca, e continuo a adorar chapéus, mas não queria ser o equivalente no entretenimento aos óculos do Abrunhosa. Foi-se a boina, foram-se 16 kgs (& counting), deu-se um retoque no vestuário, a vida continuou 🙂 ”
Tudo começou com o boinas. Não foi?
“Sim, desde o primeiro dia da “Revolta dos Pastéis de Nata”. O nosso realizador, o grande André Ferreira, começou a tratar-me assim e a coisa pegou como um rastilho 🙂 Sempre achei um nickname carinhoso e, apesar de não usar o adereço há um par de anos, podem tratar-me assim sempre que quiserem. Aliás, também podem tratar-me por Matilde.”
Tiago Guisado
Onde deixaste a boina?
“Nas casas de amigos. Fui abandonando-as nas mãos de gente carinhosa, capaz de cuidar delas com o mimo de que necessitam. Mas conservo algumas, para dias de saudade mais intensa.”
Carlos SU K
Se o Benfica não existisse de que clube serias?
“a) Do Benfica B.
Jorge Gomes
Se um disco gira porque será que um apresentador não gira de vez em quando pela televisão?
“Muitos apresentadores giram pela televisão. Para já, tenho tido o enorme prazer de tocar o meu disco há uma década e exclusivamente no universo RTP. Mas é uma excelente questão, ao nível do clássico axioma: “um amendoim a boiar numa piscina continua a ser um fruto seco?” 😉 “
Com um tempo de chuva não achas que está na hora de mudar a boina para chapéu de chuva?
“Vejo que já não assistes a um ‘5 à 2ª’ desde dezembro de 2012 e por isso é já lavado em lágrimas que passo fustigar-me com meia dúzia de chibatadas nas costas…só um minuto… aaargh, já está… Posso garantir-te que, no regresso do programa, verás como inaugurei um novo estilo que envolve precisamente um guarda-chuva gentilmente cedido pela Rihanna. Já agora… Rihanna, filha, ’tás aqui! Rihanna, daughter, you’re here!”
Nelson Antunes
Porquê as boinas?
“Porque já usava desde os tempos de caloiro na Faculdade de Direito – na altura para me distinguir do rebanho dos blazers e das pastinhas – e porque, quando surgiu a oportunidade de apresentar “A Revolta dos Pastéis de Nata”, a própria direcção de programas da RTP2 sugeriu que mantivesse esse visual che-guevarista bem a propósito dum programa cujo elenco era 100% constituída por gente nova em estreia absoluta na TV e com a palavra “Revolta” no título 🙂 ”
Bárbara Pinto
Qual foi o teu rumo profissional ao longo da vida? Gostas do que fazes? Se não estivesses onde estás hoje, onde estarias?
“Não consigo imaginar onde estaria, sinceramente, Bárbara. Pela simples – e privilegiada – razão de adorar onde estou! Amo o que faço e tenho tido a boa fortuna de, apesar de muito curioso, saciar regularmente todos os meus interesses e paixões profissionais. Seja a fazer programas como o ‘5’, o ‘Conta-me História’ ou o ‘COOLi’; seja actuando em espectáculos por todo o país; seja a escrever séries como “Conta-me Como Foi”, “Liberdade XXI” ou “Não me Sai da Cabeça”; gravar spots; experimentar cinema; fazer teatro (“Caveman”); dar workshops (o meu argumentista/braço direito, João Madeira da Silva, foi meu aluno na primeira turma que tive, vai para 6 anos); colaborar com a imprensa, etc. A médio/longo prazo gostaria que a minha empresa, Advogado do Diabo, crescesse a ponto de se tornar uma fábrica de conteúdos e um laboratório para novos talentos.”
Joao Avelar
Qual foi o maior momento em que, passado poucos segundos, pensaste “se calhar não foi boa ideia”, num programa em direto, ao longo da tua carreira?
“Há muitos anos tive exactamente esse pensamento 🙂 Aconteceu num episódio da “Revolta dos Pastéis de Nata” em que o Manuel João Vieira apareceu com um six-pack e despachou as cervejas todas durante o directo! Tornou-se, vá, agressivo e muito difícil de ‘gerir’…felizmente, a outra convidada, Joana Amaral Dias, nunca perdeu a compostura e muito me ajudou a aguentar até ao fim :)”
Sentem o retorno do público ou acham que o público ainda está formatado para outro tipo de programas?
“E de que maneira! Aliás, é capaz de ser o maior orgulho em 5 anos e meio de ‘5’. Foi um programa pensado desde a raiz para viver em modo multiplataforma e a verdade é que essa aposta funcionou em pleno. Assim o provam a quantidade de seguidores nas redes sociais ou os 200.000 que descarregaram a app 5i. Penso que muitas pessoas sentem-se legitimamente tão autoras do programa quanto nós, e podem ter a certeza que esse acompanhamento, essa participação, todo o feedback que nos dão, são vistos por todos nós como uma verdadeira colaboração e não “apenas” uma enorme demonstração de carinho. É por isso que, desde a primeira série, sempre tivemos a preocupação de acabar com rubricas – mesmo quando eram apostas ganhas – e estrear novas. Devemos, a todos vós, novidade permanente :)”
Não Preciso de Nome
E apresentadoras?
“Também tenho saudades desses tempos, e sinto falta, mas é uma decisão que não passa por nós. Embora, de quando em vez, o Markl e o Zé Pedro apareçam vestidos como bailarinas de flamenco. O que só lhes fica bem.”
Vasco Morais
Se tivesses que escolher entre a tua namorada e uma playstation 4, qual seria o primeiro jogo a jogar?
“Ahahahahahah 🙂 Não sou gamer, infelizmente… tenho uma vaga ideia de jogar Mortal Kombat e Street Fighter nos computadores dos amigos da adolescência e, na idade adulta, a única coisa que jogo é “FIFA”. Mas o vício estava a tornar-se tão grande que larguei há dois anos… sobretudo para não correr o risco de perder o emprego.”
Ana Mais Eládio
O que dizem os teus olhos?
“Que o Daniel Oliveira deve passar as entrevistas a descascar cebolas fora de plano.”