Quantas vezes damos por nós a perguntar: “porque será que não se pode beber água a seguir a comer melão”?
Daniel Catalão apresenta “Sabia que?”, um programa de ciência que tem como objetivo explicar as pequenas grandes dúvidas do dia a dia.
“O nome dá logo o mote! Nele cabem todas as temáticas com respostas pedagógicas e explicativas de forma muito visual.
Pretende-se matar a curiosidade e explicar o como e o porquê das coisas que nos rodeiam. Há partes do nosso quotididano sobre as quais não nos interrogamos porque nos são demasiado próximas ou porque, simplesmente, nunca nos questionámos sobre elas! Há ciência por trás de tudo isto.”
Sabia que?… Programa de RTP Informação
“As reações têm sido muito positivas e as pessoas fazem questão de me dizerem que não sabiam muitas das coisas que são explicadas… E gostam igualmente do formato porque os assuntos são sérios mas tratados de forma leve. A ciência, a tecnologia, a produção industrial não têm que ser chatas.”
– É um programa com verdadeiro sentido de serviço público. De onde veio a ideia para o Sabia que?
“Nasceu algures… O José Manuel Portugal (Diretor de Informação) telefonou-me a dizer que tinha um desafio e a Sandra Sousa (subdiretora) falou-me de uma ideia!… Como ia ser? Como poderia ser feito? Era comigo… Apaixonei-me e aí está… A minha principal preocupação foi tentar fugir à conversa sentada, ser muito visual, falar de assuntos sérios mas sem tentar dar aulas!”
– Há margem para as pessoas colocarem questões?
“Estou aberto a todas as sugestões. Alguns dos programas nasceram de sugestões, de experiências de amigos, de desafios… Mandem!”
Para o email: daniel.catalao@rtp.pt
ou Facebook.com/daniel.catalao
Twitter.com/danielcatalao
– Como é que alguém conhecido como especialista em internet e gadgets fala sobre ciência, peixe, chocolate?
“O princípio é o mesmo: a tecnologia só serve porque se destina às pessoas. Neste programa centro-me nas coisas, na ciência e na tecnologia que lhe está subjacente… mas pensando sempre que, no fim, elas servem para as pessoas. Há sempre ciência envolvida.
Quando vamos à urgência e passamos pela triagem de Manchester, estamos a ser sujeitos a um algoritmo, é a matemática que decide a cor da pulseira!
“Sabia Que?”, de 2ª a 6ª, depois das notícias das 11h30, na RTP Informação.