A coleção nasceu dos pedidos dos telespectadores que depois de verem o programa procuravam o livro. Muitos dos livros que abordamos no programa não estão disponíveis nas livrarias. Vários estão esgotados e muitos não tinham sido editados em português. E com um pormenor que lhe acrescenta ainda mais valor, um prefácio de um conhecedor do livro.

Que leitura terá feito a Nobel da Literatura Olga Tokarczuk deste livro de Susan Swan?

Novo volume da coleção dirigida por Alberto Manguel:
A AUTOBIOGRAFIA FICCIONAL DE UMA MULHER GIGANTE REAL DO SÉCULO XIX.

Anna Swan foi uma figura feminina insólita num mundo patriarcal, que encontrou a emancipação e a celebridade apresentando-se ao mundo em espectáculos de «aberrações».

«Um corpo singular, como o de Anna Swan, é um estímulo absolutamente ambivalente que ao mesmo tempo nos perturba e nos atrai. Desencadeia em nós um sentimento de culpa, assim como um certo sentimento de prazer vergonhoso, enquanto também nos alivia, porque o nosso destino se traçou no seio da norma. Por conseguinte, teremos de concordar que um freak show diz mais sobre o espectador do que sobre a coisa em si.»
— Olga Tokarczuk, Prefácio

«Quando comecei a escrever a história de Anna, as minhas experiências humilhantes ajudaram-me a compreender o que ela sofreu. Sabia que estava a contar uma história na perspectiva de uma mulher cujo tamanho descomunal até os cavalos assustava, como se dizia na época vitoriana. Toda a gente a avaliava através da lente do seu tamanho, e também ela devia ver o ambiente físico em seu redor através dessa lente.»
— Susan Swan, Posfácio à edição portuguesa

Outros títulos da coleção:
O Rei-Sombra – Maaza Mengiste
Peste e cólera – Patrick Deville
Negro Nunca Mais – George S. Schuyler
Santa Evita – Tomas Eloy Martínez
Louçana Andaluza – Francisco Delicado