No Dia Nacional da Imprensa, a Associação Portuguesa de Imprensa distinguiu, pela primeira vez, sete entidades e personalidades pelo trabalho desenvolvido em prol da Imprensa. Na gala realizada na cidade da Covilhã foi distinguido com o Prémio Parceria o programa da RTP1 Portugal em Direto, emitido de segunda a sexta-feira, a partir das 17h30, coordenado pelo Fernando Miravent e pela Filipa Costa e apresentado pela jornalista Dina Aguiar.
De acordo com a Associação Portuguesa de Imprensa, o Portugal em Direto aposta na “extraordinária filosofia de fazer uma informação que procura estar sempre próxima das pessoas e das comunidades que tantas vezes estão fora da grande agenda mediática“. Com a colaboração dos vários centros regionais da RTP e a parceria entre a imprensa e rádios locais, “sem menosprezar a atualidade, [o programa] procura dar mais atenção aos assuntos e às pessoas da nossa terra o que diferencia o seu conteúdo da generalidade da restante informação“.
Para Filipa Costa, coordenadora do Portugal em Direto, esta distinção é o reconhecimento de um trabalho diário que permite mostrar um Portugal que não é só Porto e Lisboa. “Este trabalho conjunto é a prova de que nós estamos a cumprir esse verdadeiro serviço público que a RTP presta há tantos anos“, acrescenta.
A Associação Portuguesa de Imprensa é a maior e a mais representativa associação do setor dos media em Portugal e tem como missão a defesa dos seus interesses e a promoção de uma imprensa livre e pluralista.