Os jornalistas da RTP e da Antena 1 foram reconhecidos pelos seus trabalhos de reportagem no Prémio de Jornalismo Os Direitos da Criança em Notícia. A Cor do Beijo, da jornalista Celina Faria, e A Fome, Todos os Dias, de Isabel Meira, foram distinguidas com o ex-aequo na categoria de Rádio, enquanto na categoria de Televisão, o mesmo prémio foi atribuído à reportagem O Sonho Acaba aos 15, de Filipe Pinto. Três prémios que representam o reconhecimento do importante papel do serviço público na promoção e divulgação dos direitos da criança numa perspetiva crítica e inclusiva.
Em A Cor do Beijo acompanhámos o processo de aprendizagem do português de várias crianças e adultos ucranianos que chegaram à Madeira depois da invasão russa. Na reportagem A Fome, Todos os Dias revelámos os índices de pobreza no Brasil e as histórias de quem luta contra a fome e vive na rua à mercê da boa vontade e solidariedade, nos dias que antecederam as eleições presidenciais de 2022.
O trabalho O Sonho Acaba aos 15 traz a debate a problemática da lei portuguesa que não permite a adoção de crianças institucionalizadas acima dos 15 anos, mesmo que haja vontade de todos os envolvidos.
O Prémio de Jornalismo Os Direitos da Criança em Notícia é uma iniciativa da SPA e tem como objetivo valorizar trabalhos jornalísticos de referência, tendo presentes os direitos estabelecidos Convenção sobre os Direitos da Criança, bem como os princípios legais, éticos e deontológicos relativos à forma como são divulgados temas sobre crianças e jovens.