Minissérie francesa inspirada em factos que segue a ascensão da extrema direita na Europa de 1935 a 1939.
Através da história do industrial François Salmon, um membro proeminente das famílias mais ricas da Europa e fundador da Salmon Automobiles, esta série segue a ascensão da extrema direita francesa nas vésperas da Segunda Guerra Mundial.
Vendo a vitória da esquerda como uma ameaça à sua família e classe, Salmon junta-se a “La Cagoule”, um movimento extremista liderado por Eugène Deloncle. Os membros do grupo, reacionários anticomunistas e antissemitas, trabalham nos bastidores para derrubar a República, esperançados de obter o apoio do Exército. Mas a intriga é descoberta e, no Ministério do Interior, o chefe de gabinete de Marx Dormoy revela à imprensa a existência da conspiração.
Na história da Europa de esquerda, entre 1936 e 1938, um assunto extremamente importante permaneceu tabu até hoje: as reações, pensamentos e ações da extrema direita.
Livremente inspirada em acontecimentos reais, a série acompanha a história ficcional de uma das famílias mais ricas da Europa durante este período. A família imaginária de um grande industrial envolvido na conspiração de “La Cagoule”, uma associação de extrema-direita cujo objetivo era derrubar o governo de esquerda da Frente Popular.
Beneficiando da ajuda financeira de grandes industriais, realizou ações violentas, incluindo o famoso assassinato dos irmãos Rosselli, e uma tentativa abortada de golpe de estado, antes de ser desmantelada pelo Ministério do Interior. A saga vai muito além das fronteiras da geografia ou do tempo, superando os factos históricos que retrata para ecoar a nossa própria época.
No 1º episódio:
1935. Os negócios de François Salmon, fundador da Salmon Automobile Assembly, estão a sobrecarregá-lo demasiado. As demandas da alta sociedade parecem intermináveis e, o pior de tudo, a sua família está um caos. A sua filha mais bonita, Danielle, está envolvida num evento para o seu Racing Club, a sua filha mais nova, Annie, está prestes a envolver-se com um militante comunista, Adrien Gerard, e a sua mulher, Simone, anda a trai-lo. O amante de Simone não é outro senão Lequesne, o principal redator de um jornal fascista e antissemita. O jornal, que é financiado por Salmon, está ligado a dois homens, Darnand e Deloncle, fundadores do movimento “La Cagoule”, um grupo de extremistas de direita cujo objetivo é derrubar a República. A política depressa se torna uma parte crítica de Salmon quando, um ano após o casamento da sua filha, o seu estilo de vida é ameaçado pela vitória política do partido de esquerda. Para o rico aristocrata, este é um aviso terrível e um sinal de que os comunistas tomaram o seu país…