A Agência Nacional de Inovação, uma das mais reputadas instituições portuguesas de apoio à inovação científica e tecnológica, distinguiu a Antena 1 e a jornalista Rita Colaço. A reportagem “A Vida Secreta dos Algoritmos“, emitida em junho, esteve em destaque na edição deste ano do Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social.
A repórter da Antena 1 Rita Colaço explorou em reportagem o mundo complexo mas fascinante da inteligência artificial. É certo que os algoritmos trazem benefícios e facilidades ao nosso quotidiano, mas quando são programados para decidirem por nós podem revelar-se perigosos inimigos para a Humanidade.
A mesma reportagem é agora distinguida com o Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social na categoria de Audiovisual e Multimédia. Para Rita Colaço, este prémio “reconhece o diferencial da Grande Reportagem Antena 1 no tratamento inovador e distinto de estórias que vão para lá dos factos e dos números. Tratar de um tema como os algoritmos é sempre um desafio acrescido para a rádio. Descodificar e tornar interessante algo tão intangível, mas tão presente no nosso quotidiano, foi um processo complexo e desafiante“.
Na reportagem “A Vida Secreta dos Algoritmos“, Rita Colaço quis “dar rostos às vidas afetadas pelos algoritmos, para o bem e para o mal. Sem endeusar, nem diabolizar a questão. O prémio acaba por reconhecer esse esforço e dá-me alento para continuar a levar aos ouvintes trabalhos e temas difíceis ou – aparentemente – impossíveis para a rádio“.
O Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social visa distinguir anualmente os melhores trabalhos jornalísticos na área da inovação de base científica e tecnológica desenvolvida em Portugal ou em parceria com entidades nacionais.