Estreia: Segunda, 26 de Dezembro às 22 horas, na RTP2

Minissérie espanhola que relata a vida da herdeira de uma das casas aristocráticas mais importantes de Espanha.

 

Cayetana Fitz-James Stuart, 18.ª Duquesa de Alba, faleceu em novembro de 2014, aos 88 anos de idade, no Palácio das Dueñas em Sevilha. A aristocrata europeia, com a mais extensa coleção de títulos nobiliárquicos do Mundo, nasceu em 1926, num outro magnífico Palácio da família, o de Liria. Mas sentia-se como se fosse do Sul, e foi lá, em Sevilha, que acabou por falecer devido a uma pneumonia.

Cayetana foi uma mulher poderosa, em títulos de nobreza e na sua forma de enfrentar a vida. Não queria ser uma senhora pretensiosa e banal. Muito pelo contrário, era uma alma livre. Casou três vezes, todas por amor. Principalmente as duas últimas, quando teve de enfrentar tudo e todos. Os seus casamentos com Jesús Aguirre e Anfonso Díez, segundo e terceiro maridos respetivamente, geraram escândalo público e zombaria entre a aristocracia.

 

 

Teve uma infância viajada, ficou órfã de mãe (que morreu em 1934 de tuberculose). O pai, protetor, mostrou-lhe a vida a partir da privilegiada posição de duquesa. Tendo recebido uma educação e disciplina rígidas, sempre superou os obstáculos que a impediam de ser ela mesma, ganhando fama de rebelde entre a nobreza.

Paris, Londres, Cairo, Roma, Grécia foram cidades por onde passeou e absorveu as suas culturas. Tudo isso a ajudou a cuidar, proteger e revelar o legado dos Alba.

 

Ficha Técnica

Título Original

La Duquesa

Intérpretes

Adriana Ozores, Carlos Hipólito, Diego Martín, Irene Visedo, Manuel de Blas e Roberto Enríquez

Realização

Salvador Calvo

Argumento

Antonio Hernández Centeno e Carmen Pombero

Música

Víctor Reyes

Produção

Ficción Media

Ano

2011

Duração

80' | 4 episódios

Relacionados