Estreia: Domingo, 19 de Junho às 22 horas, na RTP2

A verdade é uma mentira. Série canadiana sobre a luta para impor um cessar-fogo mediado pela ONU numa cidade fictícia semelhante a Sarajevo.

 

A cidade balcânica de Jadac é palco de uma batalha contínua entre fações muçulmanas e cristãs; uma luta que se vem formando há séculos. De um lado da praça central da cidade fica uma mesquita em ruínas. Do outro, uma Igreja Ortodoxa.

Ao longo de oito episódios, acompanhamos a luta incansável para impor um cessar-fogo mediado pelas Nações Unidas no enclave de Jadac. A história passa-se num futuro próximo, iluminado por todas as complicações causadas pelo 11 de setembro e pela guerra do Iraque. Esta cidade fictícia dos Balcãs testemunhou a limpeza étnica e atrocidades dos dois lados e está à beira de sair fora do controlo.

Irá Jadac caminhar em direção à reaproximação e à esperança? Ou será que mais uma vez cairá na loucura? Será que a paz pode ser imposta externamente? Ou só poderá ser encontrado a partir de dentro?

 

 

A série criada por Malcolm MacRury e Mario Azzopardi concentra-se na dura realidade de viver numa violenta Zona de Separação entre antigos antagonistas, onde a única coisa que os mantém afastados é a equipa de Forças Internacionais de manutenção da paz da ONU, um contingente esgotado que sofre tremendas dificuldades enquanto cumpre o seu ingrato mandato de policiar o caos neste canto esquecido do inferno e tenta manter a sanidade numa absurda guerra de paz.

Atrás das linhas inimigas a série expõe o absurdo da guerra e, finalmente, oferece uma sensação de esperança de que a melhor natureza do ser humano prevalecerá.

 

Ficha Técnica

Título Original

ZOS: Zone of Separation

Autoria

Malcolm MacRury

Intérpretes

Michelle Nolden, Rick Roberts, Enrico Colantoni, Allan Hawco, Lolita Davidovich e Colm Meaney

Realização

Mario Azzopardi

Produção

Movie Network

Ano

2009

Duração

60' | 8 episódios