Cerimónia de entrega dos Prémios Sophia no Casino Estoril.
Os Prémios Sophia, promovidos pela Academia Portuguesa do Cinema, têm como objetivo reconhecer o que de melhor se faz no cinema português. O seu nome foi escolhido em homenagem à poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen.
Na 11ª edição, que será dedicada ao tema “Animação Portuguesa”, os filmes mais nomeados são “O Último Banho”, primeira longa-metragem do realizador portuense David Bonneville, com 13 nomeações, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator Principal, Melhor Atriz e Melhor Argumento Original; “Bem Bom” de Patrícia Sequeira, com 12 nomeações; “Terra Nova” de Artur Ribeiro, com 9 nomeações; “Sombra” de Bruno Gascon e “O Som Que Desce na Terra” de Sérgio Graciano, com 8 nomeações; “A Metamorfose dos Pássaros” de Catarina Vasconcelos, com 6 nomeações; e “Diários de Otsoga”, de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes, com 5 nomeações.
O Prémio Sophia Carreira presta este ano homenagem ao realizador Abi Feijó, uma das grandes referências do cinema de animação em Portugal.
Pode consultar os nomeados deste ano, nas diversas categorias, aqui.