Pelo quarto ano consecutivo a rádio pública foi distinguida com o Prémio de Jornalismo Os Direitos da Criança em Notícia. A Grande Reportagem da Antena 1 “Cabo Delgado – A Bússola Estilhaçada” venceu o 1ª prémio na categoria de rádio, atribuído pelo Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens. Também as reportagens da RDP África “Uma escola, um novo futuro” e “Somos o que fazemos” foram distinguidas com uma menção honrosa.
Este reconhecimento público destaca o importante contributo dos jornalistas Nuno Amaral e Fernanda Almeida na promoção e divulgação dos direitos da criança numa perspetiva crítica, pluralista e inclusiva.
Na Grande Reportagem “Cabo Delgado – A Bússola Estilhaçada” somos confrontados com a crise humanitária que se vive no norte de Moçambique, desde que há quatro anos começaram os ataques armados de um grupo autodenominado Al-Shabab. O repórter Nuno Amaral viajou até à região e passou vários dias nos campos de deslocados a recolher relatos de desespero, mas também de resiliência.
“Numa altura em que discutimos (e bem) o grande fluxo de imigrantes ucranianos, é bom voltar a trazer para a atualidade uma outra guerra onde, neste caso, não há um manifesto de intenções. Este conflito já provocou 4.000 mortes e mais de 760.000 deslocados internos. Pessoas que foram obrigadas a sair da sua terra, deixando para trás os sonhos e os seus projetos de vida“, afirma o jornalista, para quem receber o Prémio de Jornalismo Os Direitos da Criança em Notícia é “uma honra e uma grande responsabilidade. É um prémio com um sabor reforçado e com um simbolismo especial por ser atribuído no Dia Mundial da Criança. Milhares de crianças tiveram de deixar a escola para trás e estão hoje a viver da ajuda humanitária. Muitas das dúvidas que surgem é que geração será esta que viram os seus pais raptados e mortos“.
Menção honrosa para duas reportagens da RDP África
O Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens distinguiu também as reportagens “Uma escola, um novo futuro” e “Somos o que fazemos” com uma menção honrosa. Para Fernanda Almeida, “os trabalhos têm um elemento comum que é dar visibilidade a projetos e a pessoas que têm mudado vidas” como é o caso da escola Xiquitsi e da Academia do Johnson. Sobre o prémio, que a deixa “bastante motivada” para o futuro, é “sobretudo uma prova do reconhecimento de um canal como a RDP África no quadro do serviço público“.
O Prémio de Jornalismo Os Direitos da Criança em Notícia distingue anualmente trabalhos jornalísticos que incidam sobre temáticas ligadas à infância e juventude, tendo sempre presente os direitos estabelecidos pela Convenção sobre os Direitos das Crianças da ONU (1989).