Diferentes aspetos da vida quotidiana e um conjunto de léxico essencial constituem a base das aulas de#EstudoEmCasa com a Ucrânia, que estão disponíveis no RTP Ensina. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE), e da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), que visa facilitar a integração das crianças e dos jovens ucranianos em Portugal.

Neste conjunto de 14 aulas de português língua não materna (PLNM), duas docentes, uma de língua ucraniana e outra de português, dão a conhecer a língua portuguesa a falantes de nível de iniciação e, ao mesmo tempo, promovem a cultura portuguesa em articulação com aspetos da cultura ucraniana. Apesar de estar vocacionado para os alunos que agora integram o sistema escolar português, este projeto é também direcionado para os cidadãos adultos deslocados provisoriamente em Portugal.

Segundo o ministro da Educação, João Costa, o #EstudoEmCasa com a Ucrânia é “mais um instrumento de apoio aos alunos ucranianos que estão a chegar a Portugal. São mais de quatro mil, neste momento, que estão matriculados nas escolas, muito concentrados no pré-escolar e no primeiro ciclo e com uma grande concentração em alguns concelhos nos quais já havia comunidades ucranianas“.

Para Nicolau Santos, presidente da RTP, “no quadro da solidariedade entre países e no quadro da missão de serviço público da RTP, esta iniciativa faz todo o sentido. A RTP tem uma longa tradição de apoio às pessoas que estudam em casa, desde os tempos antigos com a Telescola até aos tempos mais recentes com o #EstudoEmCasa”.

#EstudoEmCasa com a Ucrânia é uma derivação da iniciativa realizada durante a pandemia que permitiu a milhares de estudantes portugueses terem aulas em casa. Este novo projeto está disponível no RTP Ensina e integra um conjunto de blocos de quinze minutos cada. A plataforma educativa da RTP disponibilizou recentemente um dicionário básico e audiovisual de português/ucraniano.

Em consequência dos conflitos armados vividos na Ucrânia, foi concedida proteção temporária a pessoas deslocadas daquele país. O projeto agora lançado pelo Ministério da Educação e pela RTP enquadra-se nos mecanismos de acolhimento e ampla integração dos cidadãos nacionais da Ucrânia e seus familiares, bem como nas missões de serviço público atribuídas a estas entidades.

No âmbito desta iniciativa, o ministro da Educação, João Costa, e a Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, visitaram o estúdio do #EstudoEmCasa e assistiram a uma aula.

Outro dos apoios dados pela RTP será a abertura para breve de candidaturas para estágios profissionais destinados a alunos ucranianos.

 

Fotos