A segunda temporada do Programa Cautelar estreia dia 19 de março e promete, no primeiro episódio, um convidado de peso. Para Filomena Cautela, este seu regresso aos serões de sábado da RTP1 representa sempre “uma odisseia diferente. Preparar uma temporada do Programa Cautelar é uma trágico-comédia diária e uma obsessão“.

Todos os sábados, um tema fraturante é o ponto de partida para uma discussão aberta sobre os seus efeitos na vida de todos. Neste programa, convidados levam-nos à explicação necessária para entendermos o assunto de forma sólida e construtiva. Ao mesmo tempo, acrescenta Filomena Cautela “queremos que as pessoas possam divertir e estar a sorrir enquanto estão a pensar sobre aqueles assuntos“. Afinal, rir à parva é também terapêutico.  

Programa Cautelar regressa com novos temas que, numa combinação entre algum humor e análise, serão explicadas de forma simples, divertida e, acima de tudo, factual. Como Filomena Cautela sublinha, “partimos sempre da premissa de que informações e assuntos complexos podem e devem chegar a todos e que aprofundar assuntos não tem de ser só para elites, principalmente numa era em que todas as pessoas podem ter uma opinião pública sobre um assunto“.

Este sábado à noite, logo a seguir ao Telejornal, iremos analisar as desigualdades e o grande fosso que existe entre riscos e pobres. Encontrado o primeiro tema da segunda temporada, a discussão irá focar-se em torno dos 1%, que é o termo usado para designar a percentagem da população mundial que detém a riqueza do planeta. Segundo o relatório anual do Credit Suisse, no final de 2020 havia 56,1 milhões de milionários em todo o mundo, o que representa apenas 0,7% da população mundial, que estima ser atualmente de 7,9 mil milhões de pessoas.

No episódio de estreia, Filomena Cautela irá contar com a opinião de Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, numa conversa seguramente factual mas com alguma informalidade.

O Programa Cautelar regressa e promete trazer uma discussão interessante e atual. Tudo isto para acompanhar a partir de 19 de março, às 21h00, na RTP1.