Nova temporada da série dinamarquesa, baseada em factos, que conta a história de dois jovens estudantes de enfermagem, Erik e Anna, e da primeira turma mista de alunos de enfermagem na Dinamarca do pós-guerra. Uma luta pelo direito à escolha e contra os papéis de género estereotipados.
Primavera de 1953. O condado precisa de um novo hospital central e Fredenslund enfrenta a forte concorrência do mais conservador St. Helene que não aceita estudantes do sexo masculino. Com o destino da escola em jogo, cabe à Diretora e aos alunos conquistar o cético presidente do conselho municipal. Enquanto isso, os alunos do primeiro ano enfrentam um estágio desafiador na enfermaria cirúrgica, onde um novo cirurgião-chefe acaba de ser contratado.
Aqui, devem aprender a ajudar durante uma operação, mas os turnos cada vez mais exigentes cobram o seu preço afetando os alunos mais sobrecarregados. Para Bjorn está a ser particularmente difícil acompanhar o ritmo e recorre a ajudas perigosas para se manter à tona. Anna leu as cartas de Erik e enfrenta o maior dilema da sua vida – quem deverá escolher? Erik, que está do outro lado do planeta, ou Ole?
Ao mesmo tempo, Anna entra frequentemente em desacordo com as regras e regulamentos de Fredenslund enquanto tenta ajudar os pacientes como pode. O novo cirurgião-chefe da ala cirúrgica: John Neumann, serviu com Nina na Guerra da Coreia a bordo do navio-hospital Jutlândia. A atitude autoconfiante de Neumann e a visão relaxada das regras do hospital frustram o Dr. Neergaard, e os dois chefes de departamento entram muitas vezes em confronto.