Estreia: Sábado, 9 de Outubro às 22 horas, na RTP2

Ópera em 3 atos de Paul Dukas, com a meio-soprano Sophie Koch e a direção do maestro Pascal Rophé, na esplendida encenação de Stefano Poda.

 

Paul Dukas (1865-1935), compositor francês de extraordinário perfecionismo, escreveu apenas uma ópera! Criada em 1907, em Paris, a partir do drama de Maurice Maeterlinck (1862-1949), a ópera em três atos ou conto musical “Ariane e Barba-Azul” conta a aventura de Ariane, última e sexta mulher de Barba Azul.

Um dia, o marido dá-lhe sete chaves, mas proíbe-a formalmente de usar uma delas. Ariane, intrigada, descobre que a sétima chave abre uma porta que encerra… as cinco esposas anteriores. Elas devem ser libertadas! A heroína embarca então numa operação de resgate, mas encontra alguma resistência. E não necessariamente de onde acreditamos que ela vem.

Uma produção do Teatro do Capitólio de Toulouse, gravada em abril de 2019, com a meio-soprano Sophie Koch, no papel de Ariane, um dos grandes papéis da ópera francesa, a direção do maestro Pascal Rophé, e a esplendida encenação de Stefano Poda, um dos mais inventivos encenadores italianos da sua geração.

Para a sua única ópera, Paul Dukas criou um universo único, uma obra profunda e misteriosa de prodigiosa riqueza musical. A história dá lugar de destaque a Ariane, que, como feminista, apaixonada pela liberdade e pela luz, tenta libertar as suas irmãs. Terá sucesso?

 

Ficha Técnica

Título Original

Ariane and Blue Beard

Autoria

Paul Dukas

Encenação

Stefano Poda

Intérpretes

Sophie Koch, Vincent Le Texier, Janina Baechle, Eva Zaicik, Marie-Laure Garnier, Andreea Soare, Erminie Blondel e Dominique Sanda

Produção

Les Films Figures Libres, Théâtre du Capitole, Radio France, viàOccitanie

Realização

Patrick Lauze

Ano

2019

Duração

126'

Relacionados