Uma biografia épica que descreve a vida tumultuosa do revolucionário bolchevique.
A história emocionante de um dos homens mais perseguidos da história – Leon Trotsky (1879-1940) – que sacrificou tudo para liderar os bolcheviques de Lenine à vitória na Revolução Russa de 1917, mas acabou assassinado a mando do seu rival Estaline.
Trotsky lutou ao lado de Lenine (1870-1924) na revolução russa em 1917. A sua convicção política e ambição fizeram-no trair camaradas e abandonar a família para que pudesse erguer-se no cenário revolucionário. À medida que o governo soviético se fortalecia, Trotsky empenhou-se numa luta pelo poder contra Estaline, que perdeu, e que o conduziu ao exílio.
Tendo perdido amigos e familiares durante os onze anos de distância, Trotsky percebe que Estaline (1878-1953) o perseguirá até ao fim dos dias. Trotsky pode correr, mas não pode esconder-se. Decide dar luta, mas em vez de balas usará palavras, num testemunho político. Contratando um jovem jornalista canadense para o ajudar, o seu testamento para o mundo relembra uma vida de incrível drama, com guerra, amor e política, que se tornariam nas confissões de um homem que em breve morreria.