A grelha 2021/22 do canal 'culto e adulto' da RTP foi apresentado esta quinta-feira, 30 de Setembro, na Cordoaria Nacional, em Lisboa. Conheça algumas das novidades:

 

Ficção

 

Cassandra

Uma série de sete episódios independentes, mas interligados, que tem como tema central o país em que vivemos através das previsões e das vozes proféticas de sete diferentes interpretações de uma mesma cultura. Sete visões sobre Portugal, na voz de Cassandra, que revelam diferentes preocupações sobre o futuro e as forças contraditórias que o moldam com temas diversos como a política, os meios de comunicação, a tecnologia, a sexualidade e a revolução.
Textos escritos por Cláudia Lucas Chéu, Jacinto Lucas Pires, Jorge Louraço Figueira, Jorge Palinhos, Marta Freitas, Mickael de Oliveira e Tiago Rodrigues.

Uma produção da Take It Easy.

 

Auge Humano

 

Três jovens de diferentes partes do mundo e aparentemente entre si vivem experiências parecidas: trabalhar e perder o emprego, buscar identidade e não se encontrar. Exe, argentino, Alf, moçambicano e Archie, das Filipinas, acabam por se conhecer na internet, enquanto procuram algum tipo de conexão. Algumas coisas parecem ser iguais entre eles, ou quase. Numa lenta perseguição, surge um mistério que os une a todos, não somente os humanos.

Com realização de Eduardo Williams e produção de Bando à Parte – RT Features.

 

Fantasmas

Uma fábula familiar passada na Benedita, no concelho de Alcobaça. O realizador Tiago Siopa levanos ao encontro da sua  família: mãe, pai, irmão e em particular as suas avós, uma delas personificação da sabedoria ancestral da magia e feitiços populares, que consegue colocar o neto em contacto com o fantasma da sua outra avó, já falecida.

Uma produção de Primeira Idade.

 

A Série

João Maria, Chico e Jaime são três atores que, terminada a sua formação, esbarram com o desemprego e a falta de oportunidades. Mas tudo muda quando vêem no concurso da RTP para conteúdos de ficção uma porta aberta. Assim, nasce uma série televisiva. A novidade do mundo do show business faz com que as suas vidas mudem radicalmente, colocando em causa os valores e princípios de cada um. Desta forma, os três iniciam uma viagem a um mundo desconhecido, vivendo adversidades e provações que testam, constantemente, a amizade que os une.

Uma produção da Molotov Group e realização de Bruno Pinhal, Nuno Dias e Sérgio Henriques.

 

Vitalina Varela

 

A história de Vitalina Varela, cabo-verdiana, 55 anos, que chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina estava à espera do seu bilhete de avião. Tudo se torna escuridão após a morte do seu marido. Ela percebe que é tarde demais e tudo o que pode fazer agora é resolver os negócios pendentes.
Uma mulher que não se lamenta ao enfrentar homens amargurados e resolve reconstruir a memória de um sobrado em Cabo Verde, planta por planta, parede por parede, lutando contra a triste realidade de uma vida que não foi construída em Portugal.

Realização de Pedro Costa e produção OPTEC Filmes.

 

PATHOS

Um filme que retrata uma noite nos últimos dias do ano de 2028. O mundo está em desordem, não mais do que em outros tempos. O acomodar, o adaptar, o evoluir. A incapacidade de viver. O infindável sobreviver.
Ângela, professora de história, reformada, vive há muito um isolamento voluntário, trancada num apartamento de Lisboa. Em toda a sua vida recusou a convenção. Mas hoje, na véspera de Natal, é confrontada com uma decisão “banal”: a hospitalidade.

Realização de Joaquim Pinto e Nuno Leonel. Uma produção de AVANT-GUERRE.

 

Selvagens

Depois de sair da prisão, Nora tem apenas uma coisa em mente: encontrar uma jovem artista neopunk que admira, Léa. Espelho uma da outra, estas duas almas gémeas vão conhecer-se e reconstruir as suas vidas juntas.
Um filme de Dennis Berry, com Nadia Tereszkiewicz e Catarina Wallenstein.

Uma produção Leopardo Filmes.

 

Maluda

Telefilme inspirado na biografia da pintora Maluda, que encontrou em Lisboa o palco da sua arte. Uma trabalho protagonizado por Margarida Moreira, com realização de Jorge Paixão da Costa e produção de Anica Chaves. Nasceu na índia, mas foi em Moçambique e em Paris que passou a adolescência e os tempos de escola. Maluda chegou à cinzenta Lisboa e causou furor com a sua pintura geométrica e os seus retratos.
O talento único chamou a atenção das principais famílias do país, que a colocou junto dos centros de decisão. Apaixonou-se por uma atriz 10 anos mais jovem, mas manteve a relação em segredo durante a ditadura, sob pena de perder certos privilégios e o acesso a certos meios. Porém, o 25 de Abril não lhe trouxe liberdade, condenando o amor à manutenção das aparências.
A rutura amorosa, profundamente dolorosa, levou-a ao Brasil onde encontrou alguns dos seus principais clientes fugidos ao PREC. Como paliativo para o sofrimento amoroso, começou a trabalhar com empresas e a ganhar muito dinheiro. Foi neste contexto que aceitou o desafio dos CTT de criar alguns dos selos da coleção de filatelia da empresa. Ainda assim, a vida burguesa, os reposteiros e os móveis de antiquário com que engalanou a sua casa, não lhe permitem esquecer o amor preterido até ao final da vida.

 

O Último Banho

 

Josefina encontra o verdadeiro amor com o nascimento do seu sobrinho, Alexandre. Mas cedo a vida separa-os. Ela vai para a cidade e Alexandre fica. Anos mais tarde, Josefina regressa para cuidar de Alexandre, agora adolescente. Josefina vê-se
confrontada entre o poderoso desejo e a fé inabalável.

Uma produção CRIM.

 

Documentários:

 

Lyon de Castro

Francisco Lyon de Castro, figura de relevo na luta clandestina contra a ditadura em Portugal e em Espanha, para além de prestigiado empresário da indústria livreira no pós-25 de Abril. Este documentário retrata as suas ações no domínio da luta pela liberdade antifascista, enfatizando o seu papel enquanto editor de autores proibidos e peça fundamental para o processo de democratização do livro.

Argumento e realização de Miguel Costa.

 

Future Makers

O testemunho real de jovens criativos independentes que vivem em Lisboa. Num cocktail de oportunidades, sorte, esforço e ambição, vamos acompanhar cinco jovens que são o rosto da geração que tenta criar uma carreira fora do percurso tradicional.

Um documentário de Pedro Bravo e produção de Kinema.

 

Natália Correia

 

Este documentário tem como ponto de partida o bar Botequim, no bairro da Graça, em Lisboa, de que Natália Correia foi não só fundadora e proprietária como sua principal animadora. Durante uma longa fase da sua vida, sobretudo nos seus últimos anos, o Botequim foi o centro da vida da escritora, sendo a grande figura da tertúlia que se formava em seu redor.
A tertúlia constituiu o meio ambiente natural em que Natália Correia sempre se movimentou, parecendo-lhe tão vital como o ar que respirava. O documentário reconstrói o ambiente desse bar, ao mesmo tempo que recolhe o testemunho de um leque variado de figuras que conheceram Natália Correia e que com ela privaram nas mais diversas circunstâncias.

Um trabalho realizado por Joaquim Vieira e Filipa Martins.

 

Prazer, Camaradas!

Em 1975, eles eram jovens e vinham de toda a Europa para trabalhar nas cooperativas de um Portugal revolucionário. Ao longo do dia, cuidavam de ovelhas e porcos e faziam a colheita da azeitona e do trigo. E à noite festejavam com os restantes  cooperadores. Hoje voltam para dramatizarem essas memórias com os moradores locais nos velhos palacetes em ruína: jantam,
dançam, dizem segredos, procuram a intimidade, trocam beijos e apelam à revolução sexual.
“Estrangeiro, quer casar comigo”? Sejam bem-vindos, camaradas!

Um filme de José Filipe Costa, com produção Vende-se Filmes.

 

António Coimbra de Matos: O Olhar nos Outros

A história de António Coimbra de Matos, médico e figura incontornável da saúde mental. Nasceu em 1929 numa mítica aldeia sobre o Douro, a Galafura. No alto da montanha, subia a cavalo e ficava a admirar a paisagem, a pensar a vida e o futuro. Com 10 anos foi estudar para o Porto.
Entrou em Medicina e foi na psiquiatria que escolheu um sentido de trabalho. Mas rapidamente rompeu o destino, abraçando a psicanálise e, nela, um caminho próprio – o da importância das relações efetivas presentes para a felicidade, não chorar o passado e abraçar o futuro; o sentido da revolta, o não, contra a depressão; e a importância da identidade própria, das escolhas, contra o destino das identidades que a família e a sociedade vão construindo de cada um. Revolucionou assim a psicanálise.

Um documentário de Raquel Varela, com realização de Tiago Abreu e Pedro Páscoa e produção Claim.

 

No País de Alice

 

Uma viagem com o Portugal presente como pano de fundo. Numa partilha inter-geracional, o realizador e a sua pequena filha deambulam como quem questiona, tentando compreender o país de hoje.

Um documentário da autoria de Luís Simões, produzido pela Real Ficção.

 

Nheengatu

Uma viagem ao alto Rio Negro, na Amazónia profunda, em busca da língua imposta aos índios pelos antigos colonizadores. Através desta língua misturada, o Nheengatu, e dividindo a filmagem com a população local, o filme constrói-se no encontro de dois mundos. O documentário abordará questões sociais, culturais e históricas que envolvem o Nheengatu e as pessoas que usam esta língua no seu dia a dia.
Uma abordagem realizada a partir de um registo da sua história oral popular ainda remanescente e contemporaneidade, através das estórias das populações indígenas.

Um documentário de José Barahona e com produção de David & Golias.

 

Artes de Palco

 

Amar Amália

 

Um espetáculo inédito que mistura o talento da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo com as canções intemporais cantadas na primeira pessoa pela fadista Amália Rodrigues.
Este espetáculo está inserido nas Comemorações do Centenário do nascimento de Amália Rodrigues e surge como uma sentida homenagem à figura incontornável do Fado, que deixou um legado até hoje recordado.

Bailado com coreografia de Vasco Wallenkamp. Uma produção Snowberry & LBL

 

Bate Fado

À semelhança da maioria das correntes musicais urbanas, tais como o Samba ou o Flamenco, também o Fado teve danças próprias. Em Lisboa, a dança que teve maior expressão foi o Fado Batido, baseada num sapateado energético e virtuoso. Em Bate Fado, Jonas&Lander propõem-se a reinterpretar e a recuperar o ato de se bater (sapatear) o Fado, onde a dança emana da qualidade de instrumento de percussão em diálogo com a voz e as guitarras.
Um espetáculo híbrido entre a dança e o concerto de música projetado para nove performers: quatro bailarinos e outros tantos de músicos, a quem se junta também um fadista. Bate Fado revela-se como o primeiro passo para o resgate da dança que o Fado perdeu.

Uma criação de Jonas&Lancer e produção Snowberry & LBL

 

Até Que a Morte Nos Separe

Um espetáculo, em atmosfera de filme noir, que nos revela a história de um inspetor da polícia assombrado por ter morto, num fogo cruzado, um inocente professor de literatura. Acabou por ter um caso com uma jovem misteriosa, com quem casa e leva a morar com a sua filha cega. A filha morre e o segredo da jovem esposa é revelado.

Ópera de Ana Seabra, a partir da obra de Ana Teresa Pereira.

 

Magazines

 

Visita Guiada

 

Programa com autoria e apresentação de Paula Moura Pinheiro, que nos faz uma visita guiada ao património cultural português. Todas as semanas, entre novos destinos e saberes, conhecemos a história por detrás dos tesouros da Cultura, bem como os protagonistas que os preservaram no tempo. Pode ser um pequeno cálice ou uma catedral, um conjunto de esculturas ou uma pintura, um jardim botânico ou um complexo de arquitetura.
O que conta é a excecionalidade e a raridade da peça e o que ela nos conta sobre o tempo histórico.

Em cada emissão contamos com os apontamentos de um especialista, na maioria dos casos historiador. Uma produção RTP.

 

O Elogio da Luz

Série documental de seis episódios sobre a importância da luz e da iluminação. A iluminação exerce enorme influência sobre os seres humanos e o meio ambiente. Bem projetada, produz benefícios em todos os espaços, privados e públicos.
Nas escolas, no trabalho, nas residências e jardins, a boa iluminação aumenta a produtividade e proporciona uma maior sensação de conforto e segurança.
Nos museus, orienta trajetos nas exposições e desperta emoções perante as obras de arte. Já nos espaços públicos, é imperativo evitar a poluição luminosa, que prejudica o planeta e causa desperdícios energéticos.

Autoria Silvia Caetano e produção Até ao Fim do Mundo.

 

A Arte da Cura

A evolução da medicina resulta das grandes contribuições que, no tempo e no espaço, foram dadas por várias civilizações, que com ela também evoluíram. A Arte da Cura é uma série documental que retrata precisamente essa evolução em Portugal, contando a história da medicina sob a perspetiva económica e política de cada época.

Com apresentação e produção de Rita Saldanha.

 

As Coisas em Volta

 

Uma viagem ao mundo dos objetos que nos rodeiam e que nos são profundamente familiares. Do preservativo ao caixão, do comprimido ao sapato, os objetos têm códigos de funcionamento, mas nem sempre tiveram a mesma forma ou foram utilizados da mesma maneira.
Um programa, de 12 episódios, no qual os realizadores André Godinho e Joana Cunha Ferreira partem à descoberta da evolução histórica dos objetos, olhando para lá do design. Nesta viagem inédita contam com o minucioso trabalho de pesquisa feito pelo jornalista João Diogo Correia e com a pesquisa de imagens de arquivo feita por Inês Sapeta.

Uma ideia de Inês Lamim, Rita Rolex e Rui Afonso Santos, com produção de Maria João Mayer.

 

Biosfera

O magazine Biosfera marca a agenda ambiental portuguesa e apresenta-nos caminhos sustentáveis para Portugal.
Na RTP2 conhecemos em revista os grandes projetos que privilegiam o bem-estar humano, ao mesmo tempo que nos são apontadas ideias inovadoras para um futuro cada vez mais sustentável e amigo da biodiversidade.

Uma produção Farol de Ideias.

 

Faça Chuva, Faça Sol

Uma visão atual do mundo rural onde a tradição e a tecnologia estão a abrir os caminhos do futuro. Este é um programa sobre o panorama atual da agricultura em Portugal que procura evidenciar os projetos de referência, as novas formas de gestão agrícola, os novos produtos, as tendências e a inovação. Conheça um retrato real da agricultura, de norte a sul do país, e dos seus protagonistas que estão a transformar o setor agrícola com base na inovação e sustentabilidade.

Uma produção Wisdom Pixel.

 

Joga Quem QUIZZer

 

Não há família que dispense um bom serão à volta dos jogos, sejam eles de tabuleiro, ao ar livre, numa consola ou no tablet. E quem nunca assistiu a um quiz show e se imaginou a adivinhar todas as respostas e a sair vencedor? Em Joga Quem QUIZZer toda a família participa num quiz show sem sair de casa!
Um programa que lança desafios aos espectadores com a particularidade de poderem ser jogados individualmente, a pares ou com toda a família. Aqui são apresentados vários tipos de jogos de conhecimento geral: perguntas de escolha múltipla, descobrir cidades e países num planisfério, adivinhar palavras, resolver ilusões de ótica, descobrir objetos e até mesmo solucionar enigmas. Cultura geral, boa disposição e originalidade serão as peças essenciais deste programa, que tem como apresentador apenas uma voz.

Uma produção MOLA.

 

Raízes e Frutos

Série documental de 12 episódios que reúne o testemunho de 18 entrevistados de todo o mundo que estão a construir um legado na sua área de atuação (Raízes) ou que herdaram um legado de um familiar que é partilhado com a Humanidade (Frutos).
Enquanto Raízes falarão sobre o caminho que percorreram para se tornarem quem são. Já os Frutos contarão como conseguiram encontrar a sua própria voz sob o peso da expetativa e do olhar público. Tendo esta dinâmica como premissa, cada episódio irá abordar também um tema diferente, transversal a todos os seres humanos, visto da perspetiva das várias personalidades.

Uma produção Panavídeo.

 

Nada Será Como Dante

Os livros que nos mudam, as histórias que nos levam em viagem e as palavras que mudam o (nosso) mundo, num programa de Literatura feito com a certeza de que, por melhor que seja, Nada será como Dante.
Inspirados pelo universo dantesco d´A Divina Comédia, Filipa Leal e Pedro Lamares apresentam-nos um programa com Inferno, Paraíso e um Purgatório a meio com perguntas, dúvidas e confronto de argumentos para reflexão. Em cada uma das partes, nem sempre opostas, há segmentos de leitura, reportagens e rubricas voltadas para a importância da palavra escrita.

Uma produção Até ao Fim do Mundo.

 

Cerâmica

Portugal foi sempre um país de ceramistas. Mas será que os azulejos, a faiança e a olaria ainda existe? Quem é que se dedica a estas artes? Em Cerâmica vamos descobrir os novos ceramistas, as novas formas de fazer cerâmica, o que se vende e onde se vende.

Uma produção Vende-se Filmes.

 

Portugal de…

 

Ao longo de 8 programas, retratamos o percurso e a opinião pessoal de 8 figuras marcantes de uma geração sobre Portugal.
O objetivo de cada programa é o de captar a essência de ser português, o porquê, como é ser português. A identidade portuguesa de hoje, de ontem e amanhã, por portugueses de referência da sua geração.
Procuramos visões e detalhes, pormenores de um Portugal que existe para quem dele se orgulha ou não. Pretende-se um ambiente de conversa descontraído, intimista, rotineiro, em sítios improváveis e marcantes para os convidados, próximo da sua portugalidade.

As entrevistas são conduzidas pelo jornalista Luís Osório. A realização é do André Banza e Ricardo Freitas. A produção é da Até ao Fim do Mundo.

 

Jantar Indiscreto

A experiência social traz a dimensão empírica do problema pelo contacto com grupos sociais alvos de um determinado estereótipo, onde se pretende verificar se a reação corresponde a algum estereótipo. O segmento conversa/jantar traz a dimensão de análise moderada pela Myriam Taylor sobre o tema proposto em cada episódio.

Uma produção Muxima Bio BV.

 

Sociedade Civil

Cinco dias por semana e cinco temas de interesse. De segunda a sexta-feira, Luís de Castro traz à televisão a atualidade e as questões públicas, que são discutidas num debate aberto a todas as intervenções e numa abordagem clara e factual.

Um programa com História e de proximidade com todos os portugueses. Uma produção RTP.

 

Portuguese Soul

 

Um programa que nasce pelo amor à arte, ao calçado português e aos acessórios em pele e pelo know-how acumulado de várias gerações. Pelo amor à moda, criatividade e design com a marca “made in Portugal”. Uma prova de um país com muitos talentos. Portuguese Soul é um projeto da Associação Portuguesa dos Fabricantes de Calçado, Componentes e Artefactos de Couro e é o testemunho vivo de um país com nove séculos de existência e que remodelou o mundo.

Com apresentação de Gisela João.

 

Infantil/ Juvenil

 

Falar para o Boneco

Um talk show infantil, apresentado por Gabi, personagem do Magazine do Zig Zag já bem familiar entre o público mais jovem. Em Falar para o Boneco vamos entrevistar os maiores ídolos das crianças. Vamos querer saber como foi a sua infância. Preparados para descobrir quem pregava as melhores partidas, quais eram as brincadeiras mais fixes e quais as sobremesas que mais gostavam?
Magia pura feita com puppets à boa moda dos “Marretas” apresentado pelo cão mais cool do planeta e arredores, o Gabi e o seu companheiro rezingão Vladimir!

Uma produção da MOLA.

 

Eu Consigo!

Um conjunto de documentários produzidos por vários países onde os protagonistas são crianças entre os 8 e os 12 anos. Eles dão-nos a conhecer histórias da sua vida, ao mesmo tempo que nos contam os seus sonhos e se propõem a cumprir um desafio.

Um projeto realizado em coprodução RTP e EBU.

 

Radar XS

 

Um telejornal para crianças dos 8 aos 12 anos onde se pretende incentivar o pensamento crítico e a cidadania. Uma abordagem simples e objetiva sobre a política e a cultura, a economia e o desporto, a ciência e a literatura infantil, a atualidade nacional e internacional.
Todas as semanas, o Radar XS sai à rua à procura de histórias, projetos, escolas e pessoas que nos inspirem para alimentar a vossa curiosidade. Queremos ouvir as crianças! Dar voz às dúvidas, esclarecer questões, promover o diálogo e o debate em casa, na escola, no estúdio, em todo o lado!

Uma produção RTP.

 

Exploradores da Natureza

Vem aí uma segunda temporada na qual vamos explorar diferentes ambientes na natureza, em diferentes locais do país, numa grande aventura em formato de concurso. Cada programa terá um tema que funciona como fio condutor das provas e conteúdos explorados. Uma produção Rute Moreira.

Em cada programa, duas famílias vão disputar o grande troféu dos exploradores, dando o seu melhor na realização das cinco provas que terão de descobrir através de um mapa. O objetivo é cumprirem a missão!

Em Exploradores da Natureza queremos motivar as crianças e as famílias a descobrirem a natureza e toda a sua biodiversidade como um espaço de aventura, de partilha, aprendizagem e diversão, alertando, ao mesmo tempo, para a importância da sua preservação e proteção.

 

duARTe, uma peça de arte

Uma série de animação de 13 episódios para crianças entre os 6 e os 10 anos, que procura juntar crianças e pais na descoberta de curiosidades sobre a Arte. Cada episódio é destinado a uma obra e/ou respetivo autor, no qual aprende, imita e interage com os elementos representados na obra. Sempre com a observação e a orientação amiga do Sr. Óscar – voz narradora e especialista em arte.
No seu jeito trapalhão e expressividade rasgada, duARTe dá asas à imaginação montando, desmontando, desconfigurando e até personificando obras de arte que encontra nos seus passeios pelo Museu.

 

Scroll

 

SCROLL traz à televisão as opiniões e as ideias da chamada Geração Z numa abordagem desafiante, inovadora e criativa. O humorista Diogo Faro e a influenciadora digital Beatriz Tavares apresentam-nos um espaço de debate e reflexão sobre os temas que marcam o século XXI.
Semanalmente são lançados debates sobre temas pertinentes e atuais num programa que procura ser dinâmico, interessante e com diferentes perspetivas. Da saúde mental à identidade de género, do feminismo à emergência climática, cada tema será debatido de forma assertiva, desmistificada e traduzida pela voz da Geração Z.

Uma produção TODOS.