Dez emissoras de serviço público estão empenhadas em mudar a forma como os europeus consomem as notícias, utilizando ferramentas inovadoras para ultrapassar as barreiras linguísticas e partilhar diversos conteúdos provenientes de toda a Europa.

Liderados pela União Europeia de Radiodifusão (UER), as emissoras lançam A European Perspective, um serviço noticioso que permite ao público ter acesso a conteúdos de confiança de outros países através de um feed online com curadoria.

As entidades participantes podem exibir o feed específico – ou widget – nos próprios sites ou em qualquer artigo, realçando a necessidade crescente de apresentar uma perspetiva europeia em matéria de cobertura de notícias de serviço público.

A riqueza de artigos ajudará os cidadãos europeus a contextualizar temas da atualidade, como a pandemia da COVID-19, as mudanças climáticas e a migração, e a compreender melhor a forma como os países da Europa abordam esses desafios.

Num mundo em que a população é sobrecarregada por uma avalanche de informação desprovida de salvaguardas editoriais ou éticas, A European Perspective surgirá como um marco de confiança e integridade. O seu conteúdo estará profundamente enraizado em valores europeus fundamentais, como o respeito pela dignidade humana, a igualdade, a inclusão e o Estado de direito.

Através desta iniciativa, os membros da UER da Bélgica (RTBF), Finlândia (YLE), França (France Télévisions), Alemanha (BR/ARD), Irlanda (RTÉ), Itália (RAI), Portugal (RTP), Espanha (RTVE) e Suíça (SWI swissinfo.ch), bem como a emissora franco-alemã ARTE, preparam-se para remodelar a esfera digital europeia, oferecendo aos seus leitores o acesso a notícias que exploram as múltiplas facetas da identidade europeia.

As dez entidades públicas de comunicação social podem assim selecionar e publicar os conteúdos umas das outras através de um centro noticioso digital personalizado que utiliza tecnologia de IA para traduzir as reportagens em diversas línguas. O serviço apoia-se no sistema PEACH da UER no que se refere às recomendações e no kit de ferramentas EuroVOX para os serviços linguísticos automatizados.

A European Perspective será implementada gradualmente a partir de hoje, 1 de julho, nos vários países. No caso da RTP encontra-se já disponível em noticias.rtp.pt no separador Um Olhar Europeu. Os benefícios serão imediatamente visíveis. Por exemplo, um visitante do francetvinfo.fr poderá ver a tradução francesa de uma notícia que acaba de ser publicada pela emissora pública finlandesa, YLE, sem sair do site francetvinfo.fr. Os leitores de Portugal poderão descobrir no seu idioma como os governos irlandês, espanhol e italiano responderam ao último episódio da saga COVAX.

Relatórios provenientes de organizações parceiras irão manter o público informado acerca dos desenvolvimentos mais recentes sobre matérias pan-europeias, enquanto os editores de cada emissora recorrerão à visão das necessidades e dos interesses do público local para se certificarem de que o conteúdo selecionado é simultaneamente relevante e atrativo.

“A RTP juntou-se a este projeto porque acrescenta valor à nossa agenda de notícias”, afirma o diretor de Informação de Televisão da RTP. António José Teixeira tem a certeza de que “permitirá uma perspetiva mais ampla da Europa e uma troca de notícias enriquecedora”.

A European Perspective abrirá uma janela para a Europa, permitindo aos leitores comparar as diferentes experiências de outros países, ao mesmo tempo que funcionará como um contraponto eficaz contra a desinformação.

Eric Scherer, diretor de Inovação e Assuntos Internacionais da France TV, comentou: “Após 60 anos de intercâmbios bem-sucedidos de notícias em vídeo entre membros da UER, era tempo de fazer o mesmo com as notícias digitais, utilizando as tecnologias digitais mais recentes para os nossos serviços online respetivos. Seremos doravante capazes de aproveitar plenamente o poder e a escala da nossa vasta rede internacional, assente numa nova plataforma interna de partilha de conteúdos da Eurovisão, na qual os meios de comunicação social de serviço público possuem os mesmos valores e a mesma ética jornalística. Trata-se de um passo fundamental para as nossas redações”.

Asun Gomez-Bueno, diretora de Relações Internacionais da RTVE, declarou: “Através deste projeto, os meios de comunicação social de serviço público poderão elevar a sua contribuição para a sociedade, assegurando que o jornalismo de confiança e de impacto que produzem transcende as barreiras nacionais e alcança novos públicos”.

A European Perspective foi possível graças a um subsídio do programa de Ações Multimédia da Comissão Europeia e foi cofinanciada pela UER. No âmbito do projeto financiado pela UE, A European Perspective é complementada por uma segunda oferta de conteúdos à escala europeia, The European Collection, gerida pela ARTE. Uma coleção que consiste numa seleção de documentários, programas televisivos e reportagens, com curadoria, com um enfoque na política e na sociedade europeias.